Quarta-Feira 05/11/2025 13:05

Uems participa da criação da Federação Indígena de MS

Estado - Ações Públicas - Direitos ao indígena

Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira (12), lideranças indígenas e de entidades ligadas aos índios estiveram reunidas na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems), com o reitor, professor doutor Fábio Edir dos Santos Costa, e o assessor de Relações Interinstitucionais e Internacionais, professor Lúcio Flávio Sunakozawa. A reunião reafirmou a Universidade como protagonista de políticas que garantam o direito indígena.

Durante a reunião, foi assinado um documento que será homologado e publicado com a criação da Federação Indígena de Mato Grosso do Sul, que deverá reunir entidades ligadas aos povos indígenas, instituições federais e estaduais, com o objetivo de unir forças. "Nossa federação é formada por entidades com a intenção de trabalhar políticas públicas para os povos indígenas", explicou Ronaldo Ozório dos Santos, do Instituto Águia de Haia, articulador da criação da Federação.

Segundo Luciana Costadelle, representante da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande, um dos objetivos da Federação é aumentar a representatividade do índio em todos os assuntos, principalmente, com relação a orçamentos do estado e dos municípios de MS. "Precisamos participar das comissões de discussão de orçamento, exigir nossa parcela nos PPAs, LOAs e LDO", afirmou Luciane.

Uems e os povos indígenas

O protagonismo da Uems frente às políticas afirmativas promovidas aos povos indígenas foi o grande responsável pela escolha da Universidade para compor a Federação dos Povos Indígenas de MS, segundo Ronaldo dos Santos. "Nós acompanhamos as ações da Universidade, desde a aprovação do curso de medicina, que vai possibilitar o atendimento às comunidade carentes indígenas, assim como a formação de acadêmicos, com a cota para índios em todos os cursos", comentou.

O reitor Fábio Edir agradeceu a possibilidade de fazer parte da Federação e se comprometeu a ajudar no fortalecimento das entidades. "Quero agradecer por terem procurado a Uems e dizer que estamos de braços e portas abertas para ajudá-los", pontuou.

Parceria na piscicultura

Uma parceria prática que deve beneficiar os povos indígenas do estado foi firmada durante a reunião. A Uems irá enviar técnicos para realizar um diagnóstico dos tanques de piscicultura das comunidades indígenas de Terenos e Dourados. O objetivo é recuperá-los para garantir renda para essas comunidades. "Em Dourados, temos 17 mil índios e 33 tanques de piscicultura parados. Precisamos da expertise da Uems para nos ajudar", disse o cacique Lucas Paira Flores, presidente da Associação Indígena Kategua.

"Temos um centro de piscicultura, com professores graduados nesse assunto em Aquidauana. Vamos averiguar a situação dos tanques. Muitas vezes, as comunidades não precisam somente de dinheiro, mas de uma articulação entre elas ou com outras instituições. A Uems está com todas nossas 15 unidades abertas para ajudar a Federação Indígena de MS", finalizou o reitor.

Dourados News /PH

Uems, Participa, Criação da Federação Indígena, MS,

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens