Terça-Feira 02/09/2025 05:56

BRICs afundam na lama em capa da The Economist

Mundo - Economia - Países em Desenvolvimento

Edição atual trata sobre a desaceleração econômica do grupo formado por Brasil, Rússia, Índia e China

China um pouco mais à frente, porém todos muito lentos. Essa é a primeira sensação ao olhar para a capa da edição atual da revista The Economist, que desenhou atletas representado o país asiático, o Brasil, a Rússia e a Índia lutando para acelerar no meio da lama. Não é uma reportagem sobre esportes. A matéria trata da desaceleração econômica dos emergentes. Em especial, do grupo chamado BRIC.

A revista lembra que sim, os quatro países têm previsão de crescimento para esse ano, o que seria uma conquista se comparado com as expectativas econômicas para países ricos (de baixíssimo crescimento ou contração por conta da crise). Comparado com outros anos de ouro dessas economias, porém, as projeções mostram uma clara (e preocupante) desaceleração.

“Pelos próximos dez anos, as economias emergentes continuarão crescendo. Porém, mais gradualmente. O efeito imediato desta desaceleração deve ser gerenciável. Mas no longo prazo, o impacto na economia mundial deve ser profundo”, alerta a revista.

Há um tempo, as preocupações com o possível “pouso suave” da China vem crescendo pelo mundo. Os sinais dessa possibilidade ficaram ainda mais claros recentemente, quando o país reportou uma forte desaceleração no produto interno bruto (PIB) do segundo trimestre.

Brasil

Sobre o caso brasileiro especificamente, a revista afirma que o país acelerou recentemente com ajuda das commodities e impulso no crédito e consumo interno. A inflação cada vez mais presente combinada com desaceleração do crescimento, porém, mostra que a velocidade de expansão do país é mais lenta do que muita gente pensou.

Quem lembra que a revista já estampou sua capa com o Cristo Redentor decolando como um foguete em alusão ao potencial econômico do país pode achar que a própria Economist se surpreendeu com essa mudança de rumo no PIB brasileiro.

 

Algum tempo após a capa, porém, a própria revista começou a mudar o tom e colocar um pouco mais de cautela ao falar sobre a economia brasileira. 

Em seminário promovido em São Paulo no final de 2012, Michael Reid, editor para as Américas da revista, disse que a publicação não errou no otimismo com o país. “No ano seguinte àquela capa [2010], o PIB cresceu 7,5%. Então não, não erramos”, disse na ocasião. 

Na época, ele afirmou que a reportagem, embora contasse sobre todas as conquistas do país na última década, trazia também todos os problemas que o Brasil ainda precisaria enfrentar. 

Interesse frequente

Com níveis de desemprego mais baixos que o de economias desenvolvidas e o PIB ainda em expansão em meio à crise (mesmo que, recentemente, mais devagar), a economia brasileira frequentemente chama atenção da imprensa internacional.

A própria The Economist, em momentos mais ousados, não poupou palavras e “sugeriu” até a demissão do ministro da Fazenda, Guido Mantega.

Mais recentemente, foi o Financial Times que falou sobre o ministro, ironizando sua projeção para o PIB.

 

Outra matéria internacional que deu o que falar nos últimos dias foi a publicada pelo The New York Times, que, por meio de exemplos em diversos setores, criticava os altos preços no “país da pizza de 30 dólares”.

Portal Exame / M.V

Economia, Países em Desenvolvimento, BRICs, BRIC, Brasil, The economist, Lama

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens