Terça-Feira 02/09/2025 07:49

A Wine vende vinho para as massas em loja online

Brasil - Empreendedorismo - Loja de Vinhos

O Brasil pode ser o país do guaraná, da cachaça, da água de coco, da cerveja rala. Mas, decididamente, não é a terra do vinho. Cada brasileiro bebe menos de 2 litros por ano — número que não muda há uma década. Na Argentina, a média é de 24; na França, de 48 litros.

O Brasil é, portanto, terreno árido para quem pensa em ganhar dinheiro vendendo vinhos. Mas dois empresários locais decidiram, há quatro anos, criar uma loja virtual de vinhos, a Wine. Parecia loucura, porque, além de vender pouco, o vinho típico das mesas do brasileiro é aquele doce, intragável e baratíssimo. Ou seja, o volume é baixo, e a margem de lucro, ínfima.

No entanto, a Wine acabou se transformando num fenômeno. Dobra de faturamento a cada ano e caminha para vender 160 milhões de reais em 2013, tornando-se a maior do setor no mundo. “O plano é esse desde o início”, afirma o capixaba Anselmo Endlich, um dos fundadores.

Para que o negócio desse certo, ­Endlich e seu sócio, o baiano Rogério Salume, precisaram resolver desafios logo na largada. Primeiro, convencer os brasileiros de que faz sentido comprar vinho pela internet — um mercado que praticamente não existia no país. Segundo, garantir um volume mínimo de vendas que justificasse seus investimentos em logística.

Para conseguir isso, simplificaram um mercado em que o bacana é ser complicado. No site da Wine, o cliente escolhe a bebida por ocasião (jantar, praia, presente) e por tipo de comida (italiana, japonesa, churrasco).

Assim, quem não “entende de vinho” ou não tem paciência para fingir que entende consegue se achar — e fazer bonito. Claro, bobagens como determinar que certo vinho combina com “codorna recheada” ou “galinha-d’angola ensopada” estão lá. Mas ninguém é de ferro.

A chave para garantir uma clientela fiel foi criar uma assinatura em que o cliente escolhe receber duas, quatro ou seis garrafas por mês, selecionadas por oito sommeliers que procuram vinhos baratos e supostamente bons mundo afora. Seis em cada dez clientes compram todo mês e gastam, em média, 40 reais — o dobro do cliente típico do Grupo Pão de Açúcar, maior vendedor de vinhos do país.

Para baixar os preços, a Wine compra enormes volumes de alguns vinhos específicos diretamente com os produtores. Recentemente, comprou 1 milhão de garrafas do vinho espanhol Toro Loco, que se tornou uma espécie de lenda na internet ao ganhar um concurso na Inglaterra. É vendido na Wine por 25 reais.

 

Há dez anos, Endlich e Salume eram funcionários de uma importadora de bebidas e alimentos em Vitória, no Espírito Santo. Ao deixar o emprego para abrir o próprio negócio, começaram distribuindo para restaurantes. Decidiram criar um site para vender vinho na cidade, mas a coisa era mambembe — sem estoque, os empresários tinham de fazer pedidos nas importadoras a cada compra.

Faltava, portanto, dinheiro para criar um site decente. Com a chegada de três novos sócios de uma corretora carioca (apenas um deles continua no negócio), esse problema foi resolvido, e a empresa construiu seu centro de distribuição. Hoje, entrega em até 72 horas, num grupo de 300 cidades do país.

Investimento

Em maio de 2012, os sócios venderam 40% do negócio por estimados 40 milhões de reais para a e.Bricks, braço de tecnologia do grupo gaúcho RBS. “O comércio eletrônico de nicho é um grande mercado, especialmente quando facilita processos complicados, como escolher e carregar vinhos”, diz Fabio Bruggioni, presidente da e.Bricks­.

Essa é uma tendência no ­país, impulsionada pelo crescimento de empresas de comércio eletrônico especializadas, como a Netshoes, de artigos esportivos, e a Mobly, de móveis. Em 2012, a Wine teve lucro pela primeira vez (o resultado não é revelado).

Qual o futuro de uma loja virtual de vinhos no Brasil? Nem mesmo os donos da Wine acreditam que o ritmo de crescimento atual será mantido. “O potencial do país é limitado, porque o consumo de vinho deve se manter baixo”, afirma Endlich. Recentemente, a empresa começou a estudar o investimento em outros países, a começar pelos vizinhos da América do Sul.

Em outra frente, os brasileiros da Wine decidiram diversificar. Em maio, compraram a loja eletrônica Have a Nice Beer, que adota o mesmo modelo de “assinatura” de bebidas da Wine. Vale tudo para continuar crescendo. Até vender cerveja.

Exame/RMC

Artigos Esportivos, Crescimento de Empresas, Loja Virtual, Importadora de Bebidas

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens