Domingo 12/10/2025 12:22

Mais de 50 mil pessoas passaram pelo Arraial do Banho de São João

Eventos - Banho de São João

Foto:Divulgação

A Prefeitura Municipal de Corumbá divulgou balanço parcial do Arraial do Banho de São João. De acordo com os dados, cerca de 51 mil pessoas passaram pelos quatro dias de evento, movimentando em torno de R$ 430 mil no perímetro da festa, através do comércio de barracas, food trucks e pontos fixos de comércio, com vendas de alimentos, bebidas e produtos diversos. As informações foram repassadas na manhã desta quinta-feira, 29 de junho, pelo prefeito Ruiter Cunha de Oliveira e pelo diretor-presidente da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico de Corumbá, Luiz Mário Cambará.

“Superou as nossas expectativas. Do ponto de vista da alegria, da agregação, foi muito bom. A gente recebeu manifestação de várias pessoas que disseram que gostaram da festa. Pessoas que tiveram a oportunidade de nos visitar também elogiaram bastante a estrutura do evento e a alegria do povo de Corumbá”, afirmou o prefeito de Corumbá.

Para Ruiter, além de ressaltar a cultura e tradição histórica de um povo, a festa junina tem função importante neste momento de desaquecimento da economia brasileira. “É um evento que pela sua peculiaridade pode agregar muito à diversificação do turismo da nossa região. É um agregador de geração de oportunidades, renda e negócios, de atividades e empregos”, afirmou. De acordo com ele, o turismo de eventos tem sido uma oportunidade de melhorar a economia da região.

O prefeito destacou a vinda dos técnicos do Ministério do Turismo que participaram da festa e analisaram de perto todo o evento. Conforme ele, esses profissionais ficaram impressionados com o Arraial. “Isso nos deixa muito satisfeitos e alegres na expectativa do reconhecimento do Banho de São João como patrimônio imaterial nacional. Seguramente, se for reconhecido como tal, a gente já idealiza o São João seguinte com maior envergadura porque vamos contar com apoio maior do Governo, não só na questão da visibilidade, mas também com aporte de recursos. Quando você tem um parceiro forte como o Governo Federal, a gente já projeta a perspectiva da iniciativa privada para participar também desse evento”, disse o prefeito, destacando também a parceria com o Governo do Estado neste São João.

Luiz Mário Cambará esclareceu que as informações financeiras sobre o evento ainda serão complementadas posteriormente. No entanto, dados preliminares apontam que aproximadamente 286 pessoas foram beneficiadas diretamente com o comércio no perímetro da festa. A média foi de 3,18 pessoas trabalhando por empreendimento. Dos entrevistados, 68,7% disseram que as vendas superaram as expectativas, enquanto 62,5% afirmaram que o fluxo de vendas foi maior que em 2016. E todos eles asseguraram que pretendem trabalhar no Arraial do Banho de São João do próximo ano.

Fora do perímetro da festa, pesquisa realizada pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Produção Rural demonstra que no comércio formal, em hotéis e restaurantes, houve aumento em 3% no faturamento dos estabelecimentos, se comparado com o ano passado. Dos empresários entrevistados, 65% afirmaram que a festa afetou positivamente a empresa.

A organização do evento estimou que cerca de 8 mil pessoas participaram da festa no dia 22 de junho. No segundo dia, quando aconteceu a tradicional descida dos andores, passaram pelo evento aproximadamente 14 mil pessoas. O maior público foi no sábado, 24 de junho, quando a média de 17 mil moradores de Corumbá, Ladário e turistas frequentaram o perímetro do Arraial. O último dia reuniu 12 mil pessoas.

Prefeitura de Corumbá/RMC

Arraial, Banho, São João

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,333
Euro 6,223
Franco suíço 6,687
Yuan 0,749
Iene 0,035
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens