Sexta-Feira 22/08/2025 14:44

Corumbá sedia encontro que discute cotidiano da fronteira Brasil-Bolívia

Ações Coletivas - Fronteira

Foto:Divulgação

Corumbá sedia até amanhã, 29 de junho, a oficina de trabalho “Fronteiras do Brasil: uma avaliação do Arco Central”. O encontro, que acontece na Unidade III do Campus do Pantanal da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), tem como objetivo levantar questões e hipóteses sobre o território e conhecer melhor a realidade regional e local, visando contribuir para a melhoria das políticas públicas sobre fronteiras. O prefeito Ruiter Cunha de Oliveira participou da abertura do encontro.

"Não tem como discutir fronteira em gabinetes, em Brasília. Temos que vir aqui conversar e conhecer a realidade. Esta é a terceira de uma série de quatro oficinas que estamos realizando. Vindo aqui, a gente traz questões e perguntas, não trazemos respostas e conclusões. Estamos para ouvir. A ideia é trazer atores diferentes da região para que nos ajudem nessa reflexão, para que possamos sair daqui com menos dúvidas. Com base nesse trabalho contribuir para melhorar políticas públicas ligadas ao programa de fronteira do Arco Central”, disse Bolívar Pêgo, pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

O prefeito Ruiter destacou que as oficinas promovidas pelo IPEA e Ministério da Integração Nacional, com apoio da UFMS, se configuram na “oportunidade de discutirmos em profundidade a questão fronteiriça, seus problemas, desafios e conflitos, mas principalmente suas enormes oportunidades, fornecendo subsídios sobre a realidade local e ouvindo propostas de políticas públicas para a fronteira”, disse o chefe do Executivo Municipal.

Na programação de hoje estão previstas palestras que abordam questões relacionadas à defesa e as realidades econômica e social do Arco Central, que reúne municípios de fronteira dos estados de Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, e trabalhos em grupo. Ainda para esta quarta-feira, dia 28, está prevista a apresentação do livro “Fronteiras do Brasil: diagnóstico e agenda de pesquisa para política pública”.

Para o último dia da oficina, na quinta-feira 29, os participantes acompanharão palestras sobre temas regionais e locais, como o desenvolvimento regional e as relações transfronteiriças do Arco Central. Os grupos de trabalho vão se dedicar a três eixos: economia e desenvolvimento, gestão urbana e integração entre os povos e defesa do território. Ao final serão apresentadas conclusões e sugestões de melhoria das políticas públicas.

Ainda estão previstas visitas a campo na zona de fronteira, dos lados brasileiro e boliviano, envolvendo o complexo urbano formando por Corumbá, Ladário, Puerto Quijarro e Puerto Suárez. Esta é a terceira de um total de quatro oficinas sobre fronteira que o Ipea e o Ministério da Integração Nacional realizam no âmbito da parceria técnica. A quarta e última, sobre o Arco Sul, será realizada em novembro deste ano na cidade de Uruguaiana (RS). Com informações do IPEA.

Prefeitura de Corumbá/RMC

Encontro, Cotidiano, Fronteira

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,392
Euro 6,314
Franco suíço 6,698
Yuan 0,752
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens