Terça-Feira 02/09/2025 10:09

Maioria das empresas brasileiras está planejando Big Data, diz IBM

Brasil - Negócios - Planejamento das Empresas

De acordo com uma recente pesquisa da IBM, em parceria com a Universidade de Oxford, a maioria das empresas brasileiras já está fazendo uso mais maduro de ações de Big Data – 51% delas estão definindo a estratégia e planejando as atividades que serão colocadas em prática, e 24% já estão na fase de implementação do projeto piloto. Os 25% restantes ainda não deram início às atividades.

No Brasil, o Big Data é cada vez mais considerado uma prioridade de negócio devido à sua capacidade de apontar soluções para desafios de longo prazo, inspirando transformações nos processos, organizações, indústrias e na sociedade.

“Apesar de essas empresas ainda estarem estudando o conceito, podemos dizer que o mercado está em fase acelerada de amadurecimento, com as corporações enxergando os benefícios de investir em análise de dados, mapeando o planejamento e iniciando a implementação de grandes projetos”, destaca ressalta Sergio Loza, Diretor de Smarter Analytics para América Latina da IBM.

Chamado de “Análise de dados: O real uso do Big Data no mundo”, o levantamento constatou que ainda existirem muitas dúvidas sobre como tangibilizar o conceito, como sair do conceitual e criar soluções de negócio que agreguem valor para as companhias. De acordo com os resultados, ao se falar em Big Data, 22% dos entrevistados pensam em novos tipos de dados e análises, enquanto 19% pensam em informações em tempo real. Esses resultados estão alinhados com uma forma de caracterizar três dimensões do Big Data: os 3 Vs – volume, variedade e velocidade.

Um indicador positivo é o fato de 63% dos entrevistados já perceberem que o uso da análise de dados tem criado uma vantagem competitiva ara suas organizações. Se comparado com estudo semelhante realizado em 2010, o aumento foi de 70% (na ocasião, 37% enxergavam este cenário).

“Mas, para que a iniciativa tenha sucesso, profissionais ligados diretamente aos negócios e à área de marketing devem trabalhar juntos com a equipe de TI. Primeiramente, deve-se identificar os requisitos de negócios para depois adequar infraestrutura, fontes de dados e análise quantitativa para apoiar o projeto”, ressalta Sergio Loza. No Brasil, o crescimento foi ainda mais significativo: 72% das empresas têm criado vantagem competitiva através da análise, representando aumento de 90% em relação há dois anos.

Um aspecto negativo foi que dados provenientes de mídias sociais foram lembrados por apenas 2% dos entrevistados brasileiros. Esse índice é surpreendente, porque mostra a falta de conhecimento por parte das organizações de como as redes sociais podem impactar o negócio, principalmente se for considerado o fato de o Brasil ser um dos líderes em utilização de mídias sociais.

Menos da metade das empresas brasileiras disseram já coletar e analisar perfis sociais. A maioria prefere concentrar seus esforços em fontes internas já existentes. “As organizações estão comprometidas com a melhora da experiência do consumidor e em compreender suas preferências e comportamento, mas para que isso ocorra de fato é preciso também interagir e analisá-lo no ambiente online”, explica Loza. As redes sociais proporcionam maior poder de escolha ao consumidor, o que faz dele um influenciador por meio de seus comentários, positivos ou negativos, sobre um determinado produto, serviço e/ou marca.

Outra razão para a pouca utilização de mídias sociais e outras fontes externas é a falta de habilidades analíticas disponíveis. Ter as capacidades analíticas avançadas necessárias para análises de dados não estruturados – dados que não são armazenados nos bancos de dados tradicionais, como textos, sensores, dados geoespaciais, áudio, imagens e vídeos –, assim como dados em movimento, ainda é um grande desafio para as organizações. Apenas 25% dos participantes da pesquisa disseram ter as capacidades necessárias para analisar dados altamente não estruturados – o que passa a ser um grande inibidor na obtenção de valor do Big Data.

Com base no estudo, a IBM faz algumas recomendações para as empresas que já estão usando ou planejando utilizar Big Data para atingir resultados focados em entender e melhorar a experiência do cliente, explorar dados internos e construir um banco de dados com informações confiáveis. São elas: comprometa os esforços iniciais para resultados com foco no cliente; desenvolva um plano de Big Data para toda a empresa; comece com os dados já existentes para atingir resultados de curto prazo; construa capacidades de análise com base nas prioridades de negócio; e crie um caso de sucesso corporativo com base em resultados mensuráveis.

O estudo contou com 1.144 entrevistados de 95 países, incluindo 65 empresas do Brasil.

 

Redação/iMasters/JE

pesquisa da IBM, Universidade de Oxford, empresas brasileiras, uso maduro

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens