Sábado 11/10/2025 10:51

Mais de 30 mil produtores serão beneficiados com aumento do prazo do ICMS acatado pelo Governo do Estado

Estado - Impostos - ICMS

Foto:Divulgação

Aumentar para 15 dias o prazo do recolhimento do ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços referente aos produtos vindos de outros Estados. Este foi o pleito levado pelo setor produtivo e acatado pelo Governo do Estado, na manhã desta segunda-feira (26), em Campo Grande.

O encontro aconteceu com representantes de diversos segmentos econômicos, que manifestaram a importância do pedido para ao atual momento econômico de MS.

A medida, na avaliação da Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, foi recebida com otimismo, podendo beneficiar mais de 30 mil produtores rurais.

“A decisão de acatar essa reivindicação por parte do Governo do Estado promoverá a desburocratização dos processos no setor da agropecuária. A medida chega em um período relevante, pois estamos no início de colheita da nossa safrinha de milho”, explicou acrescentando que, de acordo com os números do Siga (Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio), a estimativa é que a colheita atinja a marca de 9,2 milhões de toneladas na temporada 2016/17.

Saito pontuou como o aumento de prazo para o recolhimento do tributo agilizará, na prática, as etapas do processo produtivo: “Caso o produtor precise, por exemplo, de peças para as máquinas, na atual legislação, tem de esperar um tempo maior na barreira do Estado, antes de chegar à propriedade, uma vez que a mercadoria só é liberada após o pagamento do tributo. Com essa mudança, agiliza-se a chegada do produto ao produtor rural”, destacou.

Segundo o governador de MS, Reinaldo Azambuja, esta reivindicação dos setores produtivos é antiga. No regime atual, o Governo antecipa o recebimento do ICMS, que passa a ser cobrado antes da venda da mercadoria ao consumidor final.  “A solicitação representa uma elasticidade no prazo de pagamento, como se fosse um regime especial, de confiança do Estado ao contribuinte, comerciante, para que a mercadoria chegue ao estabelecimento. É um avanço enorme na desburocratização”.

A demanda foi feita por Mauricio Saito, representando a Famasul; pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado de MS (Fiems), Sérgio Longen; pelo superintendente do Sebrae, Cláudio George Mendonça; pelo presidente da Federação das Associações Empresariais de MS (Faems), Alfredo Zamlutti Junior; pelo presidente da Federação do Comércio de Bens (Fecomércio), Serviços e Turismo de MS, Edison Araújo.

Participaram, ainda, da reunião a 2ª diretora tesoureira do Sistema Famasul, Thaís Carbonaro Faleiros Zenatti, o secretário de Fazenda, Márcio Monteiro; o secretário de gestão estratégica, Eduardo Riedel; o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck; o superintendente de Tributação da Sefaz, Lauri Kener; o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de MS, Ricardo Kuninari; o presidente da Associação das Microempresas de MS, Adelmar Ribeiro Martins; presidente do Conselho Regional de Contabilidade de MS, Ruberlei Bugarelli, além da participação de representantes dos Sindicatos Rurais, associações comerciais e sindicatos da indústria.

Famasul/RMC

Prazo ICMS, Governo do Estado, Prazo

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens