Terça-Feira 02/09/2025 10:18

Recadastramento biométrico ultrapassa 2,7 milhões de eleitores em todo o Brasil

Brasil - Cidadania - Coleta de Digitais

Mais de 2,7 milhões de eleitores brasileiros fizeram a revisão biométrica, só este ano, durante a campanha do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A coleta de digitais dos cidadãos aptos a votar foi feita, até o momento, em 312 Municípios (entre eles 10 capitais) de 23 Estados e do Distrito Federal.

O trabalho é feito pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). E, com esse resultado, a Justiça Eleitoral alcançou 19% do total de eleitores convocados. Ao todo 12,475 milhões de pessoas deverão comparecer aos pontos determinados pelos Tribunais para o recadastramento biométrico.

Em geral, a atualização biométrica é feita em cartórios eleitorais, mas alguns TREs promovem ações especiais em pontos estratégicos e eventos. Com estas ações, o TSE espera que a meta do ano que vem, de 14 a 16 milhões de votantes, seja alcançada.

Nos Municípios

De acordo com os números do TSE, dentre os 312, 53 Municípios terminaram a revisão eleitoral biométrica e 33 ainda não iniciaram os procedimentos. A previsão é de que, a partir de julho, mais 180 sejam listados para a tarefa de recadastramento.

Nas duas últimas eleições, alguns Municípios fizeram a revisão digital. Em 2010 foi 1,1 milhão de eleitores, de 60 cidades de 23 Estados. Dois anos depois, nas Eleições 2012, foram 7,7 milhões de cidadãos de 299 municípios de 24 Estados.

Por que a revisão?

O objetivo da Justiça é de que nas Eleições 2014, os eleitores possam ser identificados pelas digitais e assim evitem fraudes no dia da votação. “Essa tecnologia impede que uma pessoa se passe por outra na hora da identificação”, explica o TSE.

Antes de ser encaminhado à urna, os eleitores confirmam as informações digitais com um mesário e assim, poderá votar de maneira segura.

Para a revisão, o eleitor precisa comparecer ao local indicado em cada Município, durante o período determinado. É preciso levar um documento com foto. O recadastramento é obrigatório e quem não comparecer terá o título de eleitor cancelado.

 

CNM/JE

eleitores brasileiros, revisão biométrica, TSE, coleta de digitais, cidadãos

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens