Terça-Feira 02/09/2025 10:08

Bomba é desarmada no Santuário de Aparecida

Brasil - Segurança Pública - Operação de Segurança

Uma bomba foi encontrada no domingo em um banheiro no estacionamento do Santuário Nacional de Aparecida, no Vale do Paraíba (SP). O Esquadrão Antibombas do grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), da Polícia Militar, foi chamado e explodiu o artefato de fabricação caseira.

De acordo com as autoridades responsáveis pela segurança do lugar, a bomba tinha pouco poder de destruição.

Seu encontro ocorreu dois dias depois que as forças do Comando Militar do Sudeste (CMSE) e das Polícias Civil, Militar e Federal começaram a operação no santuário, por causa da visita que o papa Francisco fará ao local amanhã.

Cerca de 5 mil homens estão sendo empregados na operação, que inclui detectores de metais, quatro helicópteros militares e tropas especializadas em controle da lei e da ordem e em operações de segurança urbana – muitas das quais passaram pelo Haiti.

De acordo com os policiais militares do Comando de Policiamento de Área-1 (São José dos Campos), a bomba era um cilindro verde com um pavio. Os militares a encontraram “durante a realização de exercício simulado pelas forças de segurança” que estavam no lugar.

Eles chamaram os integrantes do esquadrão antibombas. Esses isolaram o lugar e examinaram o risco representado pela bomba antes de tomarem a decisão de detoná-la, o que foi feito.

O Centro de Informações da Polícia Militar (CIPM) informou o comando da corporação o encontro da bomba, que foi mantido sob sigilo até ontem à tarde. A Secretaria da Segurança Pública proibiu entrevistas e decidiu tratar o caso em uma nota de 11 linhas. Nelas, o coronel Cássio Roberto Armani informou que “o cano aparentemente plástico, envolto em fita adesiva” foi achado por volta das 11h30.

Pistas

Os policiais não têm pistas sobre quem deixou a bomba no lugar. O material detonado pelo Gate deve ser analisado pela perícia do Instituto de Criminalística (IC), a fim de que um laudo determine que tipo de explosivo era feita a bomba. Por fim, a nota da Polícia Militar informou que “em nenhum momento, a vida de civis foi colocada em risco”. O Santuário de Aparecida deve ficar fechado da meia-noite de hoje, 23, até 5 horas de amanhã para uma varredura final.
O prefeito Eduardo Paes disse que “o papa Francisco está totalmente seguro no Rio de Janeiro” e que “a cidade vai acolhê-lo muito bem”.

Antes de Paes, o padre Marcio Queiroz, diretor de comunicação da JMJ, falou sobre as últimas mudanças no roteiro do papa no Rio. Ele disse que os peregrinos argentinos que quiserem estar com Francisco na quinta-feira, no Terreirão do Samba, precisam apenas se dirigir até lá e provar sua nacionalidade. A capacidade no local é de 15 mil pessoas.

O padre revelou também que, na quinta, o pontífice será levado de carro fechado do Palácio da Cidade, um dos locais de trabalho do prefeito, até o Centro de Triagem dos Correios, em Benfica, na zona norte. Lá, ele pegará o jipe aberto para chegar à favela de Varginha, um trajeto de 800 metros, durante o qual poderá ser visto pelos fiéis.

Agenda

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) começa oficialmente hoje com a missa de abertura celebrada por dom Orani João Tempesta, a partir das 19h30. O papa participará da vigília no sábado e fará a missa final no domingo, em Guaratiba, para 1,5 milhão de pessoas. Com capacidade de atender até 300 pessoas por dia, um hospital de campanha de 700 metros quadrados foi instalado ao longo do percurso de 13 quilômetros que os fiéis terão de percorrer para chegar ao Campus Fidei, em Guaratiba. O centro médico funcionará 24 horas, com oito médicos, até o dia 29.

Diário do Comércio/RMC

Segurança Urbana, Operação no Santuário, Últimas Mudanças, Capacidade

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens