Quarta-Feira 03/09/2025 01:27

Livro conta bastidores da eleição do Papa Francisco

Mundo - Geral - Instituição Religiosa

Na mesma semana em que desembarca no Brasil o Papa Francisco, chega às livrarias do país um livro que conta os bastidores de sua escolha para o comando da Igreja Católica e as esperanças depositadas no pontífice para uma reforma da maior e mais antiga instituição religiosa do mundo.

Em “Segredos do Conclave” (Geração Editorial, 304 páginas), o repórter da GloboNews e blogueiro do G1 Gerson Camarotti relata não apenas os conchavos e intrigas que elevaram o argentino Jorge Mario Bergoglio ao posto mais alto da Santa Sé, mas faz também um prognóstico da guinada evangelística que o primeiro papa jesuíta da história pretende dar ao catolicismo, principalmente a partir da América Latina.

O livro é fruto da experiência do jornalista na cobertura dos dois últimos conclaves do Vaticano e o intervalo entre eles.

Já no primeiro capítulo, Camarotti narra em detalhes a sutil articulação de cardeais latinos, africanos e asiáticos em busca de uma renovação da Cúria ante o establishment europeu no conclave de março.

O jornalista mostra, por exemplo, que nas conversas reservadas, Bergoglio surgiu forte desde o início, mas sua campanha era imersa em segredo e passava longe das especulações na mídia justamente para preservá-lo de ataques que poderiam minar sua pretensão. Enquanto Bergoglio era figura ausente nas apostas dos principais vaticanistas, foi Camarotti, aliás, um dos primeiros na imprensa mundial a detectar a preferência dos latinos pelo argentino, em detrimento do brasileiro Odilo Scherer, até então apontado como um dos favoritos (relembre aqui no post de seu blog).

No capítulo seguinte, o jornalista disseca os sintomas da profunda crise na Igreja que culminariam na renúncia de Bento XVI do papado, fato inédito desde 1415. Os escândalos de pedofilia, denúncias de corrupção nos negócios e lavagem de dinheiro no Banco do Vaticano, a traição do papa por um mordomo, são episódios revisitados sob um olhar de dentro, principalmente a partir de confidências contadas diretamente ao jornalista por cardeais brasileiros e estrangeiros.

Ponto alto do livro está na descrição precisa do momento difícil por que passa a Igreja, marcado pela crescente perda de adeptos em seus maiores e mais tradicionais redutos. Na Europa, em razão do esvaziamento dos tempos num processo de secularização da fé e da cultura; e na América Latina, especialmente no Brasil, “maior país católico do mundo”, onde uma massa de fiéis, praticantes ou não, migrou para as igrejas evangélicas.

No livro, Camarotti analisa o dado que mais preocupa a Igreja Católica no Brasil: se em 1950, 93,5% dos brasileiros se declaravam católicos e 3,4% evangélicos; em 2010, a relação era de 64,6% para 22,2%, segundo o IBGE.

É dentro desse contexto que a escolha de Bergoglio é esmiuçada, sem deixar de considerar sua posição delicada ante a ditadura argentina nos anos 70/80, a orientação doutrinária em favor dos pobres, a repulsa ao populismo político dominante na política latina e a conflituosa relação com os Kirchner durante seu arcebispado em Buenos Aires.

Ao lado do argentino, Camarotti traça também o perfil de novas lideranças, inclusive brasileiras, que buscam uma renovação da Igreja no século XXI, sobretudo em prol do resgate da simplicidade cristã.

Política e religião
Iniciado na cobertura de religião sob a influência de dom Hélder Câmara no Recife dos anos 80 e 90, Camarotti voltou ao tema quando convidado para cobrir, pelo jornal “O Globo”, o conclave de 2005. O interesse permaneceu com a visita de Bento XVI a Aparecida (SP) em 2007 e se aprofundou em uma pós-graduação na UnB sobre a estratégia política do Vaticano para se reaproximar da Igreja na América Latina.

Sempre que indagado sobre o que motiva um repórter tarimbado nos corredores do poder em Brasília a adentrar nos claustros do poder no Vaticano, Camarotti é rápido ao responder: “política”. Para ele, trata-se de olhar esses dois ambientes como espaços de disputa, por eleitores ou por almas.

Mas entre a Praça dos Três Poderes e a Praça São Pedro, o jornalista vê pelo menos uma diferença importante no modo de fazer política. “No Vaticano é muito mais sofisticado, tem os jogos, mas eles são mais sutis nas abordagens. A política aqui é mais explícita, lá é mais implícita. A diplomacia do Vaticano tem 2 mil anos, e hoje a gente está numa fase muito mais embrionária. Do ponto de vista político-institucional, nossa democracia não tem mais que 30 anos. Aqui é jardim de infância”, diz.

Sobre a visita do Papa Francisco ao Brasil, Camarotti atenta para pelo menos dois movimentos importantes. No meio sacerdotal, Bergoglio deve trazer consigo a mensagem por uma “nova evangelização”, que além de converter leigos, buscará reconquistar parte do rebanho que se desgarrou para denominações evangélicas.

“O Papa deve dar um recado muito forte aos bispos: que saiam de suas paróquias e passem a conversar com a população. Os evangélicos fazem isso.”

“O Papa deve dar um recado muito forte aos bispos: que saiam de suas paróquias e passem a conversar com a população. Os evangélicos fazem isso. Mas não com shows para atrair, mas indo às ruas em busca dos fiéis, com outro tipo de linguagem, com gestos de simplicidade”, diz.

O segundo movimento notado pelo jornalista se dá na política interna, numa eventual tentativa dos potenciais candidatos de 2014 em capitalizar os encontros e angariar votos.

“O Papa vai ser muito cuidadoso em relação à política pura, aqui ou na Argentina. Claro que todo mundo vai tentar surfar, nesse momento de queda geral na popularidade dos políticos. Mas acho que ele não vai se deixar ser usado politicamente, partidariamente e eleitoralmente”, afirma o autor.

“Segredos do Conclave”
Autor: Gerson Camarotti
Editora: Geração Editorial
Preço: R$ 34,90 (304 págs.)

Lançamento
- Rio de Janeiro: 12 de agosto, às 19h, na Livraria da Travessa em Ipanema
- São Paulo: 3 de setembro, às 19h30, na Livraria Cultura do Shopping Casa Park

G1/RMC

Instituição Religiosa, Igrejas Evangélicas, Conclave, Articulação de Cardeais

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens