Quarta-Feira 15/10/2025 19:16

Flores dos ipês desabrocham e embelezam outono corumbaense

Fenômenos da Natureza - Flores Roxas

Foto:Divulgação

Há aproximadamente uma semana, quem vive em Corumbá ou passeia pela cidade está tendo o privilégio de contemplar a beleza das flores roxas dos ipês. A floração aconteceu pouco depois do desabrochar das barrigudas, espécie famosa do pantanal por apresentar caule espinhoso e inchado, como se estivesse “barrigudo”. As flores do outono enchem os olhos de que as vê. Nos morros, terrenos, canteiros e quintais, por todo o lugar da cidade, a intensa coloração em meio ao verde gerado pelos dias mais úmidos tem chamado a atenção.

Os ipês têm uma sequência de floração, primeiro florescem os roxos, depois os amarelos e brancos e, por último, surgem os rosados, conforme a explicação da bióloga Marina Daibert. Marina é gerente de Arborização Urbana da Fundação de Meio Ambiente do Pantanal e afirmou que não há explicação lógica para o fenômeno, mas, apesar de serem todos ipês, cada cor representa uma espécie distinta.

É comum no outono as árvores perderem suas folhas e muitas delas gerarem flores, mas por causa das cores, as que mais são vistas são as dos ipês e das barrigudas, essas últimas muitas vezes confundidas com o ipê rosado. No outono, as árvores perdem as folhas com o intuito de se protegerem do período seco, já que é por elas é que se faz a clorofila e é feita sua transpiração. Sem as folhas, as plantas reservam energia para si e podem segurar a pouca umidade que existe nessa época. Como este ano está chovendo mais que o normal para a estação, as cores vivas das flores estão se destacando em meio ao verde intenso do pantanal.

Quando conseguem florir, os ipês produzem os frutos e as sementes que são espalhadas com o vento, por pássaros e insetos, a fim de garantir a perpetuidade da espécie na natureza. Os ipês roxos começam em junho e podem ser vistos até agosto, quando começam a florescer os amarelos. Muitos ipês naturais do Brasil, porém, de outros biomas, têm sido plantados na cidade, já que são árvores belas e que, por serem menores que os encontrados no pantanal, não atrapalham a fiação elétrica. Há mais de cem espécies de ipês espalhados pelo País.

Na zona urbana de Corumbá, os locais mais estratégicos para contemplar as flores do outono são nos morros que circundam o Anel Viário e o bairro Cristo Redentor. As tonalidades que variam do branco, passam pela cor rosada e chegam aos mais fortes tons de roxo saltam do imenso verde e formam, naturalmente, paisagem digna dos mais belos quadros de grandes artistas plásticos. No entanto, os moradores mais atentos vão perceber que essa beleza também pode ser vista nas calçadas da cidade.

Em meio à correria do dia a dia, da ansiedade do século XXI, as flores do outono mostram ao mundo outra faceta da vida: feita pacientemente de etapas, beleza e serenidade. A contemplação das flores é hoje. Que a pressa e os afazeres de cada dia não nos deixem admirá-las somente no ano que vem.

Prefeitura de Corumbá/RMC

Flores dos Ipês, Beleza, Outono

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,333
Euro 6,223
Franco suíço 6,687
Yuan 0,749
Iene 0,035
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens