Sexta-Feira 22/08/2025 16:25

Cerimônia marca celebração dos 150 anos da Retomada de Corumbá

Eventos - Retomada de Corumbá

Foto:Divulgação

Os 150 anos da Retomada de Corumbá foram celebrados em uma solenidade no Jardim da Independência, na manhã desta terça-feira, 13 de junho. A data marca a expulsão das tropas paraguaias que ocupavam a região de Corumbá, na então província de Mato Grosso, em função da Guerra contra o Paraguai (também chamada de Guerra da Tríplice Aliança).

A cerimônia, que durou aproximadamente 40 minutos, foi marcada pela entrega da Medalha Comemorativa ao Sesquicentenário do Conflito da Tríplice Aliança para personalidades e representantes de instituições que realizam trabalhos de preservação e divulgação do patrimônio imaterial do Exército Brasileiro. O prefeito Ruiter Cunha de Oliveira foi homenageado com a Medalha. Outras 23 autoridades civis e militares também receberam a condecoração.

Durante a solenidade, foi prestada homenagem aos pés da estátua do marechal Antônio Maria Coelho – herói da Retomada – que recebeu um fuzil histórico, colocado em um dispositivo instalado no local, pelo prefeito Ruiter Cunha de Oliveira e pela trineta do herói, Dória Coelho. Ambos estavam acompanhados pelos comandantes do 6º Distrito Naval, contra-almirante Luiz Octávio Barros Coutinho, e da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira, general-de-brigada João Denison Maia Correia.

“A data marca um momento da nossa história, um momento já superado nas relações entre os povos do Brasil e do Paraguai. Estamos aqui para resgatar valores históricos que são o ingrediente mais importante da nossa nacionalidade. Para Corumbá é importante que seu povo não esqueça essa data. Os valores da nacionalidade é que vão construir e sedimentar o nosso patriotismo. O Brasil de hoje precisa muito, que busquemos na nossa história, esses valores para que possamos olhar para o futuro e construir um Brasil que nossas crianças mereçam morar e viver”, afirmou o comandante da 18ª Brigada.

O prefeito Ruiter Cunha destacou os laços de amizade existentes entre corumbaenses e paraguaios. “Desde então [Retomada], a nossa relação com o Paraguai mudou completamente, somos ‘hermanos’ e convivemos em um contexto de paz, respeito e cooperação. Nossos desafios daqui em diante envolvem a busca pela integração dos povos sul-americanos, pelo fortalecimento das regiões de fronteira e pela cooperação internacional. Enquanto no mundo impera um cenário de acirramento e fechamento de fronteiras, de construção de muros e mesmo de ameaças de velhas e novas guerras, nós aqui da fronteira vivemos um ambiente de parceria tanto com o Paraguai quanto com a Bolívia”, declarou o chefe do Executivo Municipal.

A solenidade desta terça-feira também lembrou os 71 anos e criação da 18ª Brigada de Infantaria Ricardo Franco, que é a sucessora histórica do Comando Geral da Fronteira Sul da Capitania de Mato Grosso e dos outros comandos que estabeleceram e mantiveram os limites da fronteira Oeste do Brasil. É diretamente subordinada ao Comando Militar do Oeste (CMO). A denominação atual foi definida pelo decreto 92.170, de 18 de dezembro de 1985.

A Retomada

O dia 13 de junho marca a expulsão das tropas paraguaias que ocupavam a região de Corumbá, na então província de Mato Grosso, em função da Guerra contra o Paraguai. Em janeiro de 1865, Corumbá e o Forte de Coimbra foram militarmente tomados por tropas paraguaias lideradas pelos coronéis Vicente Barrios e Izidoro Resquin. A missão deveria tomar o Forte de Coimbra, as Vilas de Albuquerque, e de Corumbá.

Em 1867, o presidente da província de Mato Grosso, Couto Magalhães, decidiu pela retomada do território para o Império Brasileiro e iniciou os preparativos militares elaborando a estratégia das operações, que ficou sob o comando do então tenente-coronel Antônio Maria Coelho. No dia 15 de maio de 1867 teve início a ação militar para a Retomada de Corumbá com a partida das tropas do Porto de Cuiabá, acampando em nas proximidades de Corumbá às 18 horas do dia 12 de junho.

Já na madrugada do dia 13, a tropa toma rumo norte caminhando pelas margens do rio Paraguai. Depois de 25 quilômetros de marcha, param os soldados já perto da vila de Corumbá, para observação e plano tático de seus comandantes. Às 14 horas começam os ataques em pontos distintos, que duraram até às 18 horas. As tropas brasileiras perderam ao todo nove homens, dentre os quais, o tenente Manoel de Pinho e o capitão Cunha e Cruz. Outros 27 homens ficaram feridos. Foram aprisionados 27 paraguaios, do total de uma tropa de 200 homens, que havia se instalado Corumbá.

Prefeitura de Corumbá/RMC

Cerimônia, Marcação, Margens

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,392
Euro 6,314
Franco suíço 6,698
Yuan 0,752
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens