Segunda-Feira 13/10/2025 19:05

São João fortalece cultura e potencializa economia corumbaense, destaca prefeito

Cultura - Importância da Festa

Foto:Divulgação

Ao anunciar a programação dos quatro dias do Arraial do Banho de São João 2017, na manhã desta segunda-feira, 12 de junho, o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira destacou a importância da festa para Corumbá, que deve seu grande destaque à força dos festeiros, que, por anos, promovem a festa e mantêm a tradição histórica da celebração.

"É o segundo maior evento em importância na nossa cultura. Este ano temos motivações extras. A primeira delas é que Corumbá está entre os cinco municípios brasileiros que estão recebendo atenção especial do Governo Federal, via Ministério do Turismo, para potencializar turisticamente o Banho do São do João. Nossa outra motivação é que está em andamento o processo que pede o Registro do Banho como Bem Imaterial Nacional. Ainda está em fase de análise pelo Iphan e nossa expectativa é que seja o último ano dessa avaliação. Como Bem Imaterial do País, a festa ganha e muito”, afirmou o chefe do Executivo corumbaense.

De acordo com o prefeito, o reconhecimento como Bem Imaterial Nacional pode ampliar a potencialidade para captação de recursos fora da alçada da Administração Municipal. “Hoje, é quase exclusivo com recursos do Poder Público Municipal. Este ano, temos como parceiro o Governo do Estado. Queremos aumentar a festa com parcerias em recursos da iniciativa privada e governo federal”, disse o prefeito. Ruiter enfatizou que o Governo do Estado está apoiando o Arraial do Banho de São João 2017 trazendo o show do grupo Falamansa, além dos investimentos na segurança do evento.

O Banho de São João já foi registrado como Bem Imaterial do Estado de Mato Grosso do Sul. Em 2010, durante a segunda administração do prefeito Ruiter Cunha, teve início o processo que pede o Registro da manifestação religiosa como Bem Imaterial Nacional.

A festa terá como atrações musicais nacionais shows da dupla Edson e Hudson e do grupo Falamansa. Também estão programadas apresentações de artistas locais e regionais. Contará com concursos de quadrilhas juninas e de andores, apresentações de quadrilhas, pau de sebo, altares de todos os santos, levantamento do mastro de São João e Roda de Cururu e Siriri, além da tradicional descida dos andores que ocorre na noite de 23 para 24 de junho. Em todas as noites funcionará uma praça de alimentação no circuito do evento, montado na rua Manoel Cavassa, no Porto Geral.

Também participaram da coletiva de apresentação da programação do Banho de São João, o vice-prefeito Marcelo Iunes e o diretor-presidente da Fundação da Cultura e Patrimônio Histórico de Corumbá, Luiz Mário do Nascimento Cambará.

Prefeitura de Corumbá/RMC

Cultura, Potencialização, Economia

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens