Domingo 08/06/2025 21:11

Pós-TSE, aliados de Temer calculam 'sangria' de 40 dias para rito da denúncia da PGR

Brasil - Política - Eventual Denúncia

Por: Andréia Sadi

Foto: Divulgação

Prevendo um placar apertado porém favorável ao governo no TSE, aliados de Michel Temer fazem contas e consultam técnicos da Câmara sobre o dia seguinte ao julgamento: a eventual denúncia da Procuradoria-Geral da República contra o presidente. 

Nos últimos dias, as principais lideranças da base aliada discutiram o tema e, junto ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia, calculam que o governo enfrentará uma batalha de cerca de 40 dias para impedir o avanço de uma denúncia de Rodrigo Janot contra Temer.

Deputados disseram ao blog que, quando a denúncia chegar à Câmara, Maia precisa numerá-la e enviá-la para a Comissão de Constituição e Justiça analisar.

Após as 15 sessões e pedido de vistas previstos, vota-se um parecer favorável ou contrariamente à denúncia na comissão.

Independentemente do resultado, afirmam os parlamentares, a decisão precisa ser submetida ao plenário da Câmara.

É aí palco da batalha final do governo, que precisa de 171 votos para derrotar a denúncia, assim como funciona um processo de impeachment.

O artigo 86 da Constituição diz que, admitida a acusação contra o Presidente da República, por dois terços da Câmara dos Deputados, será ele submetido a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal, nas infrações penais comuns, ou perante o Senado Federal, nos crimes de responsabilidade.

"Na chuva"

O governo acredita ter os votos para barrar a denúncia. Mas aliados afirmam que, assim como no TSE, quanto mais tempo Temer ficar na "chuva", maior a chance de fatos novos, como novas delações envolvendo o presidente além de prisões de aliados. 

E, na avaliação de um dos principais interlocutores de Temer, no meio do caminho dos 40 dias tem recesso parlamentar. A Câmara para os trabalhos em 15 de julho, o que pode jogar a análise da denúncia para o segundo semestre a depender da data em que ele for apresentada. 

Diz o aliado de Temer: "a Câmara para os trabalhos, os fatos novos, não".

O governo acredita que a crise política tem "prazo de validade" e diminuirá em setembro, quando acaba o mandato de Janot à frente da PGR. 

No TSE, a expectativa do governo é de 4 x 3 contra a cassação - mas o Planalto acredita que o Ministério Público Eleitoral possa recorrer ao Supremo Tribunal Federal da decisão final, se houver matéria constitucional. 

*Andréia Sadi - repórter de política da GloboNews

Veja

Tribunal Superior Eleitoral, Michel Temer, Denúncia, PGR

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,604
Euro 6,388
Franco suíço 6,817
Yuan 0,779
Iene 0,039
Peso arg. 0,005

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens