Terça-Feira 02/09/2025 10:46

Brasil quer ser um dos maiores fornecedores de lácteos em uma década

Brasil - Mercados - Promoção Comercial

Quarto maior produtor de leite do mundo, o Brasil não figura entre os maiores exportadores de lácteos, quadro que deve mudar na próxima década com o aumento da produção e ações de promoção comercial. Com mais produção e mais divulgação, o País pode, até 2023, figurar como o sétimo principal exportador do planeta, de acordo com previsão de Duarte Vilela, chefe-geral da da Embrapa Gado de Leite, feita durante seminário realizado na feira Minas Láctea 2013, que começou no dia 16 de julho, em Juiz de Fora (MG).

“O que a gente espera daqui até o ano 2023 é que tenhamos uma inserção definitiva no mercado internacional. Nós estamos crescendo a uma taxa superior a 4% ao ano”, destacou Vilela. “Esperamos continuar crescendo a essa taxa de modo que em 2023 estejamos entre os sete maiores exportadores de lácteos do mundo. Em um cenário pessimista, estaremos em 2023 acima de 44 bilhões de litros de leite, num cenário otimista, estaremos próximos aos 50 bilhões de litros de leite. É dentro desse cenário de expectativa de crescimento que a gente imagina que o Brasil estará entre os sete maiores exportadores de lácteos do mundo”, explicou Vilela. Hoje a produção é de 32 bilhões de litros por ano.

De acordo com ele, o cenário mundial está favorável ao crescimento das exportações brasileiras, com preços melhores, maior consumo de produtos lácteos e mudanças de hábitos alimentares em países que não tinham costume de consumir muitos derivados de leite, como os asiáticos. O chefe da Embrapa Gade de Leite aponta ainda que o aumento da renda nos países emergentes, em geral, favorece o consumo de laticínios.

“Há uma relação direta de quanto maior a renda per capita, maior o consumo de derivados lácteos. Não leite fluído (líquido), mas principalmente iogurte, queijos, etc. Então, pelo fato de a renda per capita mundial, principalmente nos países em desenvolvimento, estar crescendo, a expectativa de crescimento do consumo de derivados é maior do que a de leite fluído, inclusive pela própria facilidade de transporte, porque o maior comércio hoje tem sido, em primeiro lugar, de leite em pó e depois queijos, etc.”, disse.

Sobre a produtividade de leite no Brasil, Vilela afirma que as principais regiões produtoras no País são muito competitivas, chegando a alcançar até seis mil quilos de leite por lactação por vaca. “São quantidades expressivas que nos dão competitividade lá fora. Em termos de qualidade, tem havido um trabalho muito grande desde o final da década de 90 em termos de melhoria de qualidade. Onde temos hoje os maiores produtores de leite, na região Centro-Sul, a qualidade do leite não perde nada para os padrões internacionais”, completou.

Promoção Internacional

Durante a Minas Láctea 2013 acontece a primeira ação de divulgação internacional do Projeto Setorial de Promoção de Exportação de Produtos Lácteos (PS-Lácteos), realizado em parceria pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) e a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), com apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

O projeto trouxe à feira compradores dos Emirados Árabes Unidos e da Venezuela para conhecer a produção de laticínios no Brasil e conversar com as indústrias brasileiras presentes ao evento.

“Nunca fizemos qualquer trabalho anterior de divulgação desse setor em eventos internacionais.”, destacou Marcos Soares, gestor de Projetos da Apex, indicando um dos motivos para a pouca exportação do setor lácteo nacional que, em 2012, exportou 43,1 mil toneladas de produtos, com receita de US$ 119,6 milhões.

Ele lembrou que as empresas participantes do PS-Lácteos definiram seis países alvo para a exportação do setor: Argélia, Arábia saudita, Emirados, Egito, Iraque e Venezuela. “A ideia agora é trabalhar, conhecer melhor, fazer um trabalho de prospecção nesses mercados, ou seja, saber quais as condições de importação desses mercados e também fazer um trabalho de divulgação das empresas e dos produtos brasileiros nestes mercados”, explicou.

Atualmente, os maiores produtores de leite no mundo são, por ordem, os Estados Unidos, a Índia e a China. O principal exportador mundial, no entanto, é a Nova Zelândia.

Sistema Famasul/RMC

Facilidade de Transporte, Expectativa de Crescimento, Cenário Otimista, OCB, MDA

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens