Terça-Feira 02/09/2025 15:54

E-commerce de móveis cresce no Brasil e mira América Latina

Brasil - Mercados - Oferta de Mercadorias

Quando a Mobly estreou no e-commerce, em novembro de 2011, seu catálogo listava três mil produtos, de pratos e copos até sofás e mesas de jantar. A oferta de mercadorias não parou de crescer e, já no ano passado, garantiu um faturamento de 90 milhões de reais.

Hoje, a loja virtual vende e entrega em todo o Brasil mais de 45.000 itens, distribuídos em 481 categorias e nove departamentos – móveis, infantil, utilidades domésticas, decoração, jardim e lazer, cama e banho, reforma, eletro e garagem. E, prestes a completar 18 meses, desbravar a América Latina já é o próximo passo.

O trio de fundadores da Mobly, formado pelos engenheiros Marcelo Marques, Mário Fernandes e Victor Noda, seguiu à risca a cartilha de novos empreendedores em tempos de internet.

Com passagens por consultorias e grandes empresas – Fernandes chegou a trabalhar na área de logística e distribuição da Ambev -, eles cursaram MBA nos Estados Unidos, onde Marques e Noda se conheceram, e voltaram ao Brasil em 2010 dispostos a abrir o próprio negócio.

A escolha pelo setor de móveis e decoração teve como inspiração o site americano Wayfair.com e seu slogan “um zilhão de coisas para o lar”.

“Percebemos essa oportunidade em lançar algo parecido por aqui, pois não havia concorrentes diretos. Ainda assim tivemos de convencer fornecedores e investidores de que o brasileiro estava disposto a comprar um sofá pela internet”, lembra Noda.

Para Pedro Guasti, diretor da e-bit, que analisa dados sobre comércio eletrônico, o setor se abriu para competidores dispostos a focar sua atuação no maior número de categorias de um mesmo segmento.

“Um e-commerce que atua na vertical leva mais informações ao consumidor e permite que ele consiga reunir numa única compra mercadorias que só encontraria em lojas diferentes”, explica o consultor. Para se ter ideia, mais de 7% das compras feitas pela internet em 2012 envolviam o segmento de móveis e decoração.

Mas o principal obstáculo que o trio encarou foi o desafio de fazer um produto chegar às mãos do cliente num país do tamanho do Brasil – e com desafios logísticos quase intransponíveis. “Temos estradas ruins e problemas de segurança, questões que podem travar uma operação”, avalia Claudio Felisoni, coordenador do Programa de Administração de Varejo da FIA.

Para equacionar essas variáveis, eles estruturaram um plano sólido, desenvolveram uma plataforma própria para gerenciar a operação logística e se apoiaram na contratação de profissionais com experiência de mercado. A expectativa de decolagem da Mobly se concretizou após um aporte de 20 milhões de reais dos fundos Rocket Internet, Kinnevik e JP Morgan.

Seguindo à risca o plano de negócios, a Mobly conseguiu superar as operações de e-commerce de nomes tradicionais no mercado de casa e decoração, como a Tokstok, que abriu sua primeira loja física em 1978, e a Etna, que estreou no setor em 2004.

Atualmente, o catálogo virtual dessas empresas coloca à disposição dos clientes 12.000 e sete mil produtos, respectivamente.

“Como nossa variedade é maior, conseguimos atrair desde o consumidor que compraria nas Casas Bahia até o público que vai ao shopping D&D”, afirma Noda. “Nossa variedade também estimula a recorrência das compras. Quem teve uma boa experiência acaba voltando para procurar outros objetos”, completa Fernandes.

Não faltam sinais de que a trajetória da empresa está só no começo. Em abril, o Grupo Cisneros, que detém canais de televisão na Venezuela e passou a capitalizar negócios digitais, anunciou um novo aporte da Mobly. O investimento, de 10 milhões de dólares, poderá alcançar 20 milhões até o final de 2012, conforme os resultados alcançados.

O aporte pode ser considerado um ensaio ara levar a empresa a outros países da região. “Enxergamos o mercado latino-americano com muito carinho”, reconhece Noda. Mas consolidar a marca em território nacional ainda é um passo estratégico para os fundadores.

“Enquanto houver mato alto para cortar, vamos ficar no Brasil. Queremos construir aqui nossa reputação, vender bastante e entregar tudo direitinho para quem mora no Acre antes de chegar ao Chile”, garante Marques.

Para a expansão internacional, será preciso instalar centros de distribuição em outras regiões do Brasil – hoje, a Mobly ocupa em Jundiaí, a 40 quilômetros de São Paulo, dois galpões que somam 10.000 metros quadrados.

“Talvez um no Sul, um no Nordeste e outro entre o Triângulo Mineiro e o Distrito Federal. Já temos escala suficiente para justificar a presença nesses lugares. Estamos procurando municípios dispostos a conversar sobre incentivos fiscais, mas a burocracia no Brasil ainda dificulta as relações com o poder público”, admite Marques.

Felisoni, da FIA, concorda que o desenvolvimento recente das regiões Norte e Nordeste terá cada vez mais reflexos positivos sobre a economia, mas pondera. “O mercado brasileiro é auspicioso para empresas de consumo, tanto no varejo quanto na indústria. A velocidade com que essa expansão deve acontecer é uma incógnita”.

 

Blog do E-Commerce/JE

Mobly, e-commerce, catálogo, produtos, oferta de mercadorias, faturamento

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens