Terça-Feira 02/09/2025 14:03

Novos números revelam o comportamento do consumidor brasileiro

Brasil - Comportamento - Comércio Eletrônico

Tenho certeza que todos os empreendedores, donos de loja virtual, adoraram esse chamada do meu texto. Já os diretores e gerentes de comércio eletrônico devem ter dito: – Sério?! Eu já sabia, mas como ele vai comprar na minha loja?

Bom, vamos pensar nisso, apresentando esses números que revelam o comportamento do internauta: Jovens não pagam por conteúdo, porém a população adulta (25 a 49 anos) estão dispostos a pagar pelo conteúdo, até mesmo por aqueles que hoje já acessam gratuitamente.

A pesquisa Screens, elaborada pela Turner e divulgada no fim do mês passado aqui em São Paulo, mostra que 43% dos adultos pesquisados, concordariam em pagar pelo acesso a redes sociais; 42% por ferramentas para gravar programas na televisão; 41% para assistir vídeos no YouTube; 40% para acessar conteúdos audiovisuais e baixar e/ou ouvir músicas e shows.

Algo absurdo para crianças e adolescentes (7 a 24 anos). O novo consumidor precisa entender melhor o que isso traz de diferença para ele, segundo os pesquisadores, os mais jovens estão mais críticos e menos escrupulosos, percebem que podem conseguir esse conteúdo de outra forma, mesmo que ilegal e usam de todas as ferramentas que encontram na rede. Para convencer esse público, vale muita dedicação e mostrar o seu diferencial com regras claras do que é correto e o que implica usar o errado. Vem ai outra grande mudança cultural e nós vamos precisar explicar melhor o que queremos vender e o motivo disso, mas deixando claro quais são as vantagens do consumidor.

Outro ponto importante ainda dentro do conteúdo é a publicidade. Quase todos os entrevistados acreditam que a propaganda é coisa da televisão e não há como evitar, mas na internet acreditam que ela deve estar dentro de um conteúdo e são radicais, dizem que a publicidade no mobile é “invasiva” e deve pedir permissão para entrar. Interessante também é que essa pesquisa mostra a relação entre os consumidores e seus dispositivos móveis como bem íntima.

Outro estudo bem legal que foi publicado na Meio e Mensagem (1/07/2013) e desenvolvido pelo Instituto Qualibest, com exclusividade para a Proxxima, traz mais dados focados em E-commerce :

- 80% dos internautas brasileiros acessam alguma rede social.
- 70% dos internautas brasileiros já são consumidores de lojas virtuiais.

Essa pesquisa avaliou entre o final de 2012 e o mês de março de 2013, cinco mil internautas com idade superior a 16 anos, classes A, B e C – de todas as regiões do país.

Esse estudo prova tudo que já estamos falando e também diz que o internauta não tem mais o perfil “nerd” que muitos ainda acreditam. Ele sai, dança, come fora e vive, mas faz tudo isso conectado. E ainda compartilha com a sua rede.

Mais uma vez esse estudo nos garante que Mobile é a palavra, todos os entrevistados que não possuem apresentaram o tablet como principal alvo de consumo.

Em posse desses números reafirmo que o nosso consumidor não monogâmico em uma plataforma, mas sim um ser integrado. Portanto nós que queremos agarrar esse consumidor devemos pensar em atrai-lo em suas três principais fontes de atenção: Computador, smartphone e tablet (segunda tela, que é sempre utilizado simultaneamente com a TV ou outra fonte de atenção).

Mais números publicados do comportamento online:

Além das redes sociais, os nossos internautas (88%) usam sites de busca diariamente e acessam seus e-mails pessoais (veja como o e-mail marketing bem trabalhado pode despertar o desejo e continuar sendo uma mídia de baixo custo e alto retorno).

Depois dessas preferências em mídias sociais e e-mail, os sites que eles mais vão são : 67% sites de compra on line – estamos empatados com sites de noticias e informações, depois baixam músicas 58% (o que não deixa de ser consumo), também assistem vídeos e filmes 55%, ouvem música 52%, entre outras ações que eles costumam fazer na internet.

Segundo ainda essa pesquisa, sete em cada dez internautas declararam acessar sites de compra on line!
Isso nos mostra o nosso potencial de crescimento e como devemos buscar esses consumidores. Não podemos esquecer que o internauta também é um cidadão e se diverte sem web, quase 60% dos internautas praticam esportes, saem para jantar, frequentam shows, eventos culturais e frequentam igrejas ou cultos.

Quase 94% dos internautas possuem conta em banco e 73% possuem cartão de crédito, nesse estudo.

Podemos tirar daí um espaço enorme para ações de marketing e conseguir junto com a análise do comportamento do NOSSO (o consumidor que compra na sua loja) cliente, uma estratégia nova para atingir os nossos objetivos.

Eu continuo acreditando que o futuro é multiplataforma e cada vez mais integrado, por esse motivo todas as nossas ações devem ir além do óbvio e buscar surpreender e encantar o nosso consumidor.

FBDE/RMC

Mudança Cultural, You Tube, Dispositivos Móveis, Rede Social, Lojas Virtuais

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens