Sábado 11/10/2025 03:44

Reeducandos poderão prestar serviços ao Tribunal Regional do Trabalho

Estado - Geral - Oportunidades

Foto:Divulgação

O Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região (TRT24) estuda oportunizar ocupação remunerada a reeducandos, em sua sede na Capital, nas áreas de limpeza e jardinagem. A proposta está sendo viabilizada há cerca de dois meses junto à Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), definindo a base legal para estabelecer um Termo de Cooperação.

A diretora de Assistência Penitenciária da Agepen, Elaine Arima Xavier Castro, que participa das tratativas junto ao TRT24, explica que a intenção é que o convênio com o sistema penitenciário seja feito por meio do Conselho da Comunidade de Campo Grande (CCCG) e dê oportunidade a detentos e detentas dos regimes semiaberto e aberto da Capital, a exemplo de outros órgãos públicos que já utilizam mão de obra prisional.

De acordo com a diretora, além da fiscalização realizada pelo Patronato Penitenciário e pelo Conselho da Comunidade, é necessário que exista um preposto no órgão contratante que gerencie o trabalho, resolvendo os conflitos e fazendo com que este seja realizado a contento.

Para o presidente do TRT24, desembargador João de Deus Gomes de Souza, essa é uma parceria viável. “É de projetos como estes que precisamos. Hoje, no Brasil, os gestores buscam ser criativos, para administrar bem o dinheiro público”, comenta, ressaltando que “esta é uma iniciativa de austeridade, necessária em tempos de crise econômica”. Conforme o desembargador, os estudos para implantar o projeto já estão avançados e o contrato deve ser finalizado em breve.

Já diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, destaca que a possível parceria com o TRT24 demonstra a credibilidade do trabalho realizado pela agência penitenciária no encaminhamento de reeducandos para a ocupação laboral. “Prova disso, são as 175 parcerias de trabalho com órgãos públicos e privados, dos quais 25 por meio dos Conselhos da Comunidade”, destaca.

Encontro

Esta semana, o assunto também foi pauta do encontro entre o presidente do TRT24 e o juiz auxiliar da Vice-Presidência do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, Albino Coimbra Neto, idealizador do projeto “Pintando e Revitalizando a Educação com Liberdade”, no qual internos trabalham na reforma de escolas públicas. A reunião ainda contou com a participação do secretário executivo do Conselho da Comunidade de Campo Grande, Nereu Rios.

Na oportunidade, o juiz Albino Coimbra demonstrou as vantagens financeiras e sociais de empregabilidade de presos e apresentou detalhes do projeto realizado nas escolas, que já garantiu economia de R$ 4 milhões para os cofres do Estado. Conforme o magistrado, a ação é exitosa, as parcerias multiplicaram, uma Delegacia já foi reformada, em formato semelhante, e a prefeitura da Capital já está negociando para reformar e revitalizar escolas, praças e postos de saúde.

“O TRT, ao empregar os presos, estará também contribuindo com outros projetos, pois parte do salário do detento será revertido para reformar escolas, como já vem sendo feito. Tudo isto tem impacto na segurança pública, pois estamos devolvendo para a sociedade pessoas ressocializadas”, disse.

Portal do MS/RMC

Reeducandos, Serviços, Tribunal Regional do Trabalho

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens