Sexta-Feira 10/10/2025 23:17

Agraer e Senar/MS avaliam alinhamento para benefício da agricultura familiar de MS

Estado - Agronegócio - Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural

Foto: Divulgação 

Um dos compromissos firmados durante a 53ª Expoagro, realizada em Dourados, aconteceu na última quarta-feira (17), com uma reunião promovida entre o Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e a Agraer - Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural. No encontro foram alinhados os trabalhos de assistência técnica prestados na agricultura familiar estadual prestados pelas duas instituições.

O superintendente do Senar/MS, Rogério Beretta, destacou mais ações desenvolvidas em conjunto com a administração estadual. “Esta semana estive reunido com o secretário Nelson e ele afirmou que a maior dificuldade na atualidade é levar a população rural para a Caravana da Saúde. Os nossos 69 sindicatos rurais têm alto poder de mobilização, o que pode complementar o trabalho do governo, ou seja, podemos levar o produtor rural até o ponto de atendimento das caravanas”, explica.

De acordo com o diretor-presidente da Agraer, Enelvo Felini, o encontro é inédito no Estado. “Parcerias são sempre formadas entre as entidades, mas não dessa maneira como estamos buscando. Pretendemos alinhar os trabalhos da Agraer e Senar/MS de modo que não sejam concorrentes, mas entidades “irmãs” predispostas a atrelar suas atividades em benefício dos pequenos agricultores. A Semagro [Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar] tem nos dado abertura para que isso aconteça, o que também é desejo de nosso governador”, afirmou.

Sob organização do gerente de Desenvolvimento Agrário e Abastecimento (GDA/Agraer), Araquem Midon, e a coordenadora do Departamento de Assistência Técnica e Gerencial (Senar/MS), Mariana Urt, a reunião contou com a presença de 30 profissionais.

Os profissionais de ambas as instituições terão a missão de replicar pelas suas unidades as informações geradas. A intenção é que Agraer e Senar estejam cada vez mais sintonizados a ponto de tratar com propriedade do mesmo assunto ou projeto independente da autoria dos trabalhos. “Queremos desenvolver um trabalho com mais sinergia para que os resultados cheguem ao produtor lá na ponta”, disse a coordenadora do Senar, Mariana Urt.

Pesquisadores e oito coordenadores regionais da Agraer e os supervisores de campo e os regionais da Assistência Técnica do Senar foram os profissionais alvo do encontro. “Em eventos que pude estar em outros estados já ouvi muito ‘Nunca que a Emater vai trabalhar em conjunto com entidades privadas dessa forma. Mas, costumo dizer que nosso Estado é inovador e preocupado com o desenvolvimento socioeconômico dentro e fora do campo. Nosso dever, obrigação e objetivo é promover o desenvolvimento da agricultura familiar”, afirmou Araquem Midon.

Hoje, o Mato Grosso do Sul conta com cerca de 72 mil famílias agrícolas, o que representa cerca de 1,5 milhão de hectares dedicado a produção de pequeno porte. “A gente tem que ter esse ‘espírito público’, fazendo algo para desenvolver a sociedade. Como diz o nosso presidente nacional do CNA, João Martins, a gente tem que transformar a vida da pessoa. Pegar essa o agricultor familiar que está em determinada situação e colocá-lo em uma situação melhor”, observou o superintendente do Senar/MS, Rogério Beretta.

O superintendente da Semagro, Renato Roscoe, pontuou que todo o trabalho prático gerado em conjunto entre a Agraer e Senar deverá ser levado em consideração nas futuras elaborações de ações e projetos de atendimento à população rural. “Este encontro é um passo importante para a institucionalização. A Semagro não vai a campo, mas tem a função de transformar toda a demanda em políticas públicas”.

Índices de importação de alimentos na Ceasa, hoje, na casa dos 80%, equipe de trabalho da Agraer e do Senar, os 210 cursos profissionalizantes do Senar, programas de Ater (Assistência Técnica e Extensão Rural) da Agraer como Leite Forte e Proacin e elaboração de projetos para obtenção de recursos do Pronaf, foram alguns dos assuntos tratados na reunião.

Agraer

Presente nos 79 municípios do Estado, por meio de escritórios municipais e regionais, a Agraer é responsável pelo atendimento de Ater de 31 mil famílias agrícolas. A Agência, vinculada a Semagro, tem como responsabilidade a execução das políticas públicas e a coordenação das atividades de assistência técnica, extensão rural, pesquisa e outros serviços ligados ao desenvolvimento e ao aprimoramento, da agricultura e pecuária, destinadas aos produtores rurais, com prioridade aos agricultores familiares: tradicionais, assentados, indígenas, quilombolas, pescadores e aqüicultores.

Senar

Com 25 anos de criação, o Senar está presente em todo o País por intermédio de suas 27 Administrações Regionais que promovem cursos e capacitações para desenvolver competências profissionais e sociais em aproximadamente 300 profissões do meio rural.

Famasul /PH

Agraer, Senar/MS, Avaliam, Alinhamento, Benefício, Agricultura Familiar, MS,

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens