Quarta-Feira 03/09/2025 01:44

Relação comercial entre Brasil e China é desfavorável a economia brasileira

Brasil - Relações Internacionais - Nível de Insdustrialização

O custo benefício quantidade x qualidade dos produtos exportados pelo Brasil para China não impacta de forma positiva na economia brasileira. Estudo dos economistas Gary Gereffi, da Duke University, e Timothy Sturgeon, do MIT – ambas instituições de ensino superior norte-americanas -, enfatiza a que ponto as exportações brasileiras para a China estão concentradas em produtos (tanto commodities quanto manufaturados) com nível muito baixo de industrialização.

De acordo com a pesquisa feita pelos dois estudiosos, produtos como a soja são exportadas in natura, sem nenhum tipo de beneficiamento, o que não agrega valor ao bem. Se a cadeia de valor da soja for tomada como exemplo, verifica-se que cerca de 95% das exportações brasileiras do produto para a China são de grão não processado.

Soma-se a isso a política do governo chinês, que impõe tarifa de 9% sobre o óleo de soja, em comparação a taxa de 3% para o grão, e o espaço inexistente dado peã administração chinesa para a entrada do farelo de origem brasileira. Esta política de tarifação é estendida a outros produtos primários e industrializados, como aço, papel e celulose.

Os dois pesquisadores alertam ainda para outro grande desafio: a relação comercial mantida pelo Brasil com a China e o que isso representa para o País. “Tome como exemplo a situação da Embraer, que apesar de ser um dos maiores construtores de aeronaves do mundo, depende de 100% de importações do alumínio que usa em seus jatos”, destaca o estudo.

Uma das alternativas apontadas pelos pesquisadores a respeito da reversão deste quadro se baseia num comportamento verificado em 2009, quando ocorreu uma mudança no modelo de troca praticado pelos países.

Naquele ano, com os produtos chineses de alta tecnologia representando 41,4% do total, e os de baixa tecnologia
apenas 20,8% - ou seja, Pequim passou a vender cada vez mais produtos com valor agregado alto para o Brasil. “O Brasil caiu no mais baixo degrau da cadeia de valor agregado no seu comércio com a China nas ultimas décadas”, concluem os dois economistas.

Os especialistas indicam a necessidade do governo do investir em pesquisa de ponta para criar um parque tecnológico e científico que supra a demasiada exportação de produtos de alta tecnologia de outros países, principalmente a China.

“Só o investimento em educação dará ao Brasil o que ele mais precisa para dar o próximo passo em direção a independência: criar um forte e bem estruturado parque de alta tecnologia”, sentencia um dos economistas.

Sistema Famasul/RMC

Exportação de Produtos, Relação Comercial, Administração Chinesa, Economia

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens