Sexta-Feira 22/08/2025 16:16

Ruiter visita Rede Feminina e reafirma apoio aos trabalhos da instituição

Ação Social - Apoio aos Trabalhos

Foto:Divulgação

Na manhã desta quarta-feira, 10 de maio, o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira visitou a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Corumbá com a finalidade de conhecer a casa e os projetos desenvolvidos pela instituição. Na ocasião, o chefe o Executivo corumbaense garantiu parceria com a Organização Não Governamental (ONG) e reconheceu o relevante trabalho prestado pela entidade para a sociedade. A Rede completou onze anos em Corumbá e pela primeira vez recebeu visita de um prefeito.

Sabina Acosta da Costa, presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer Corumbá, afirmou que as voluntárias da instituição ficaram “super contentes” com a visita. “Estamos há mais de dez anos aqui e nunca tivemos uma visita de um prefeito. A gente está numa felicidade enorme. É importante termos um prefeito que nos ajude, que nos ouça e de repente possa abraçar a nossa causa, até porque nossos pacientes também pedem que a gente tente uma parceria com a Prefeitura”, afirmou Sabina.

O prefeito Ruiter Cunha de Oliveira se comprometeu a apoiar as iniciativas da Rede. “O Poder Público tem que formar parceria com instituições que fazem justamente esse tipo de atendimento porque é uma população que precisa de uma atenção mais especializada, que precisa de um carinho e o Poder Público tem que ser parceiro. A gente sinalizou isso, reafirmamos nosso compromisso de estar apoiando as iniciativas da Rede e vamos intensificar essa parceria. Já estivemos com elas no nosso gabinete dizendo como o Poder Público pode ajudar por hora e hoje estou fazendo essa visita para conhecer o local e reafirmar que nós temos o total interesse em apoiar essa instituição”, destacou Ruiter.

Para Luciana Nery Cândia, coordenadora da casa e vice-presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Mato Grosso do Sul, essa parceria com o Município é uma grande conquista para os pacientes oncológicos da região e o reconhecimento do Executivo Municipal quanto ao trabalho desenvolvido. “A gente trabalha para atender às necessidades que às vezes o Poder Público não consegue, mesmo por burocracias, e o nosso papel é esse, como terceiro setor, de apoiar e ajudar. Se a gente tem alguém como o prefeito que reconhece o nosso trabalho e vai falar dele para outras pessoas, melhor ainda”, disse.

Segundo ela, desde que Ruiter sinalizou apoio, novos parceiros começaram a aparecer e até o governador Reinaldo Azambuja já sabe que a entidade é atuante na cidade. “Temos mais é que agradecer. Acho que se em todo o Estado os prefeitos abraçassem a causa, que é feita por uma entidade séria também em nível nacional, seria muito bom. Estamos aqui para trabalhar e atender essas pessoas que às vezes precisam só de um carinho, de um olhar diferenciado”, afirmou Luciana.

A Rede atende pacientes do SUS que precisam de apoio multiprofissional

A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Corumbá atende a pacientes não apenas das zonas urbanas de Corumbá e Ladário, como também de assentamentos e bolivianos. “Os pacientes vendo que o prefeito é nosso parceiro, eles acabam tendo também outro olhar sobre a instituição e de repente aparece também outros parceiros para abraçarem a causa. Nossa entidade é séria, temos todos os documentos”, explicou Sabina da Costa, presidente da entidade. Atualmente, a Rede atende cerca de 150 pessoas, mas esse número é bastante dinâmico pela quantidade contínua de pessoas que entram e saem do cadastro da instituição.

A ONG auxilia pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) com entrega de cestas básicas, fraldas e até com suplemento nutricional, fundamental para quem está passando pelo processo de quimioterapia. Esses pacientes são cadastrados e passam a receber ajuda tanto de alimentos quanto financeira. Para isso, a Rede conta com o voluntariado de uma advogada e de assistentes sociais que agilizam esses pedidos. Além disso, fisioterapeutas, psicóloga, nutricionistas e terapeuta reiki também atuam como voluntárias. No total, são 23 mulheres ajudando nas atividades cotidianas da entidade.

“O trabalho da Rede é muito importante. O paciente já é carente e recebe uma notícia difícil, tem gente até que chega aqui pensando que vai morrer amanhã e já pensa que a família vai ficar desassistida, mas a gente sabe que não é assim. Graças a Deus, nós temos hoje a oncologia que está fazendo quimioterapia em Corumbá, temos médicos aqui. Esses pacientes são acolhidos pela Rede Feminina e orientados, é onde começa o trabalho da assistente social e da psicóloga da instituição”, disse Sabina que acredita que com a parceria com o Município, a instituição poderá crescer ainda mais.

Prefeitura de Corumbá/RMC

Rede Feminino, Apoio aos Trabalhos, Instituições

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,392
Euro 6,314
Franco suíço 6,698
Yuan 0,752
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens