Quarta-Feira 15/10/2025 05:48

Trabalho de apicultura da região do Pantanal será premiado pelo Mercosul no Chile

Mundo - Brasil - Negócios - Premiação

Foto: Dunga 

O mel da Associação Leste Pantaneira de Apicultores (Alespana) será premiado, na edição 2017, do “Concurso de Buenas Prácticas en Agricultura Familiar do Mercosul”, realizado pela Reunião Especializada da Agricultura Familiar do Mercosul (REAF). O produto sul-mato-grossense foi o único do Centro-Oeste classificado e será premiado na categoria Associativismo para Crescer. Um trabalho que conta com o acompanhamento e apoio da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro).

O evento de premiação acontecerá de 19 a 23 de junho, em Santiago, capital do Chile. A programação também vem para comemorar o aniversário de 50 anos da Lei de Reforma Agrária naquele país. Além de Mato Grosso do Sul, também serão premiados outros dois projetos brasileiros (Rio Grande do Sul e Santa Catarina), todos eles ligados a entidades estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater). Os outros cinco prêmios são para a agricultura familiar dos países vizinhos: Argentina (quatro projetos) e Uruguai (um projeto).

A iniciativa foi inscrita no concurso pela zootecnista e coordenadora regional da Agraer de Anastácio, Vera Lúcia Golze, que se disse surpresa com a premiação. “A gente soube do edital de última hora. A gente não preparou mais material sobre este trabalho por conta do tempo limitado, participamos de uma forma despretensiosa. Contudo, é uma satisfação muito grande porque vamos levar o nome do Estado, da nossa agricultura familiar e da Agraer. Sem contar que conhecemos o potencial dos agricultores familiares da Alespana”.

Enelvo Felini, diretor presidente da Agraer, também comemora mais essa vitória. “O nosso governador Reinaldo Azambuja é um dos grandes incentivadores dos trabalhos da agricultura familiar seja por meio da liberação de recursos para compra de equipamentos agrícolas como por meio do apoio das atividades da Agraer, entidade estadual responsável pela prestação de serviços de Ater ”, disse.

Essa não é a primeira vez que o mel da Alespana é premiado. “Vale ressaltar que, em 2015, no prêmio ‘Boas Práticas de Ater na Agricultura Familiar e na Reforma Agrária’, do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, o mel da Alespana recebeu o troféu e o espaço na publicação do caderno de ‘Boas Práticas’. A apicultura, a agricultura familiar e a Agraer ficarão ainda mais fortalecidas com esse prêmio que reconhece a importância do trabalho que vem sendo desenvolvido pelos pequenos produtores”, observou a zootecnista.

Alespana

A Agraer mudou a realidade da produção de mel dos agricultores familiares da região do Pantanal Sul-mato-grossense, graças a qualidade do trabalho de Ater prestados à Associação Leste Pantaneira de Apicultores. Com isso, o grupo elevou, consideravelmente, a produção de nove toneladas em 2003 para 64 toneladas até 2014.

Fundada no ano de 2001, a Alespana começou com seis produtores e, atualmente, possui 42 sócios em diversos municípios da região pantaneira de Mato Grosso do Sul, sendo 32 homens e 10 mulheres. Terenos, Anastácio, Aquidauana, Nioaque, Miranda e Dois Irmãos do Buriti são as seis cidades nas quais os apicultores exercem suas atividades.

Portal MS

Trabalho, Pantanal, Mercosul

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • Café da Manhã da FAEMS

    Café da Manhã da FAEMS

    Cidade:Campo Grande
    Data:19/09/2011
    Local:ACICG - Associação Comercial de Campo Grande

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,333
Euro 6,223
Franco suíço 6,687
Yuan 0,749
Iene 0,035
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens