Terça-Feira 14/10/2025 15:16

Jovens entre 15 e 29 anos são os que mais tentam tirar a própria vida

Estado - Pesquisa - Triste Realidade

Foto: Divulgação 

A morte de um rapaz de 19 anos, que se jogou do 13º andar do edifício onde morava, na tarde de domingo (18), em Campo Grande, reacende um sinal de alerta na sociedade sobre as tentativas de suicídio entre jovens e adolescentes, especialmente quando há diagnóstico de depressão grave e tentativas anteriores de tirar a própria vida. 

Dados da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), por meio do NPV (Núcleo de Prevenção às Violências e Acidentes e Promoção à Saúde), mostram que entre os meses de janeiro e março de 2017, foram 220 tentativas de suicídio na Capítal, 13 a mais em relação ao mesmo período de 2016.

Os números revelam que, do total nos três primeiros meses do ano, 126 dos que tentaram se matar têm idade entre 15 e 29 anos. 

Ainda levando em conta o primeiro trimestre de 2017, foram registradas 163 tentativas de suicídio por mulheres e 57 homens. Também aparecem nas estatísticas 11 adolescentes com idade entre 10 e 14 anos. 

Para o psiquiatra Marcos Estevão Mourão, o alto índice entre jovens se deve a vários fatores, mas está muito ligado à imaturidade. "O jovem tem dificuldade em lidar com as situações da vida, elaborar e resolver problemas de forma adequada", analisa.

Ele também diz que as mulheres tentam se matar mais vezes, mas os homens cometem mais suicídio. "São três tentativas femininas para uma masculina, mas a situação se inverte para casos que se tornam óbitos. Para cada mulher que se mata, três homens tiram a própria vida", revela.

O rapaz que se matou no domingo sofria de depressão desde os 11 anos de idade, tomava medicamentos de uso controlado e fazia tratamento psiquiátrico semanalmente, segundo informações policiais. Ele já havia tentado o suicídio outras vezes, cortando a grade que protegia a janela do quarto. 

"Pessoas que cometem o suicídio já tentaram outras vezes ou já manifestaram essa vontade anteriormente. É fundamental se atentar a sinais de desespero, desamparo e desesperança. O problema pode ser genético, afetando pessoas com depressão grave e que já têm histórico na família", alerta o psiquiatra.

Ele informou que a cada 40 segundos 1 pessoa comete suicídio no mundo. E a cada 3 segundos uma pessoa tenta suicídio. "É questão de saúde pública. Assim que for identificado perfil suicida, a procura por ajuda profissional deve ser imediata", diz.

Tentativas de suicídio em 2016 - Nos primeiros meses de 2016, foram registrados 207 casos, sendo 77 por homens e 130 por mulheres. Foram 98 com idade entre 10 e 29 anos.

Em todo o ano passado, também foi contabilizado um um total de 878 casos, sendo 285 em homens e 593 em mulheres, a maioria com idade entre 15 e 39 anos.

Desse total, houve 316 registros de pessoas que já haviam tentado suicídio outras vezes, ou seja, reincidência de 37%. Os dados referentes à 2017 ainda estão sendo tabulados.

Entre os meios de agressão utilizados, foram 497 por envenenamento e intoxicação, 110 por objetos perfurocortantes, 49 por enforcamento, 12 por substâncias inflamáveis, 5 por objetos contundentes (como madeiras e pedras), 5 armas de fogo.

Outros 137 foram tentativas por outros meios como, se atirar de prédio, de ponte ou se jogar em frente de carros. Foram ignorados os meios de agressão em 63 casos.

As informações são fornecidas também pela Superintendência de Vigilância em Saúde e Coordenadoria de Vigilância Epdemiológica da Sesau, disseminadas por meio do Sinan/Net (O Sistema de Informação de Agravos de Notificação).

Campo Grande News /PH

Pesquisa mostra, Jovens de 15 a 29 anos, são os que mais tentam tirar a própria vida,

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens