Segunda-Feira 17/06/2024 00:01

Venda de defensivos segue em alta no Brasil

Brasil - Agricultura - Agrotóxicos

As vendas de defensivos agrícolas continuam a crescer no Brasil, mas a intensidade de uso se manteve praticamente estável nos últimos anos – ao contrário do que faz supor a alcunha de “campeão mundial no uso de agrotóxicos”.

Entre 2007 e 2012, o volume de defensivos (considerando apenas o princípio ativo) aplicado nas lavouras cresceu 14%, para 346,6 mil toneladas no ano passado, segundo o Sindag, entidade que representa as fabricantes. No mesmo período, a área total plantada no país cresceu 14,4%, para 70,3 milhões de hectares, segundo o IBGE.

Na média, portanto, o consumo de agrotóxicos caiu 0,4% entre 2007 e 2012, de 4,94 quilos para 4,92 quilos por hectare, embora o número tenha oscilado sem tendência clara ao longo do período.

Outra medida de eficiência no uso de agrotóxicos é a relação entre a quantidade aplicada e o volume de produto agrícola colhido. Nesse caso, os ganhos parecem um pouco mais concretos.

No ano passado foram utilizadas, em média, 380 gramas de agrotóxicos por tonelada de produto, uma redução de 5,2% em relação a 2007. No período, a produção agrícola brasileira cresceu cerca de 20%, para 908,6 milhões de toneladas (considerando lavouras perenes e temporárias).

Se não se pode dizer que haja um aumento indiscriminado na aplicação de agrotóxicos no país, os números também mostram que a adoção dos transgênicos – tecnologia que promete reduzir o uso de defensivos – até agora não cumpriu seu papel.

De acordo com a consultoria Céleres, as lavouras transgênicas de soja e milho (culturas que respondem por quase 60% da receita da indústria de defensivos no Brasil) praticamente triplicaram de tamanho nos últimos cinco anos e, na última safra, ocuparam 36,6 milhões de hectares – mais da metade de toda a área cultivada no país. Em 2012, quase 90% da soja e mais de dois terços do milho plantados no Brasil eram geneticamente modificados.

O caso do milho é o que mais chama a atenção, porque a tecnologia embarcada nas sementes transgênicas (Bt) visa a tornar as plantas resistentes ao ataque de insetos. Mesmo assim, as vendas de inseticidas no Brasil cresceram quase 34% entre 2007 e 2012.

No caso da soja, a tecnologia hegemônica é a Roundup Ready (desenvolvida pela Monsanto), que torna a planta resistente ao glifosato – em veneno capaz de matar todos os tipos ervas daninhas. Assim, o produtores que optam pela tecnologia podem substituir o uso de um grupo de herbicidas específicos por um único produto. Mesmo assim, o uso de herbicidas cresceu mais de 13,3% desde 2007.

Críticos da transgenia afirmam que o uso intensivo da tecnologia cria problemas de resistência e outros desequilíbrios na natureza, o que exige a aplicação de doses adicionais de agrotóxicos. Essa seria a causa da crise gerada pelo ataque de lagartas na Bahia na última safra.

O Brasil é o segundo maior mercado de defensivos agrícolas do mundo em valor de mercado – atrás apenas dos Estados Unidos. No ano passado, as vendas atingiram US$ 9,7 bilhões, um aumento de 14,4% ante o ano anterior. Desde 2007, a receita da indústria acumula um crescimento de mais de 80%, de acordo com informações do Sindag.

 

Agrobuzz/JE

vendas, defensivos agrícolas, intensidade de uso, uso de agrotóxicos, alcunha

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,288
Euro 5,754
Franco suíço 5,940
Yuan 0,730
Iene 0,034
Peso arg. 0,006

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens