Sábado 11/10/2025 12:19

Produtores de MS podem produzir 20 toneladas de erva-mate por safra

Estado - Agronegócio - Erva-Mate

Foto:Divulgação

Como forma de incentivar o cultivo e levar informações de plantio e manejo aos interessados em iniciar a cultura de erva-mate, o Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e a Paulo Cardoso Comunicações promovem no dia 28 de abril, às 8h, no Sindicato Rural de Ponta Porã, a primeira etapa do Programa Mais Floresta de 2017, com o tema “Produção de Erva-Mate e Produção de Bambu – Novas Oportunidades de Negócios”.

Mato Grosso do Sul produz atualmente menos de 20% da erva-mate que consome. No sul do Estado, os produtores cultivam, em média, 7 toneladas por hectare, a cada dois anos. Segundo o presidente do Sindimate – Sindicato das Empresas Produtoras de Erva-Mate de MS, Paulo Cesar Benites, o custo maior da erva-mate comercializada em todo o Estado está no transporte. “A maior quantidade da matéria-prima adquirida vem do Paraná. Além disso, os fretes e impostos encarecem o produto”.

Enquanto que no Estado, 11 empresas produzem erva-mate em grande escala, no Rio Grande do Sul são mais de 300 agroindústrias. A área total plantada está em torno de 300 hectares, no entanto, esta realidade pode mudar num curto espaço de tempo.

O Senar/MS, em parceria com a Embrapa Florestas, Agraer, Sebrae, Embrapa Agropecuária Oeste, Embrapa Gado de Corte e Sindimate, organizam, para o evento, três palestras que visam levar mais informação ao produtor rural, principalmente pequenos e médios, para que conheçam o programa Erva-20, da Embrapa Floresta, além de se atualizarem sobre as pesquisas em andamento realizadas  pela Embrapa Agropecuária Oeste e o programa de incentivo desenvolvido pela Agraer que abrange 11 municípios da região sul do estado.

O programa Erva-20 foi criado para levar ao produtor rural o que mais falta hoje na bibliografia sobre erva-mate no Brasil: informação. Segundo o pesquisador da Embrapa Florestas, Ives Goulart, um dos palestrantes, “o programa nada mais é do que uma reunião das práticas mais eficientes para a produção da erva-mate plantada, que visa o fortalecimento das ações de transferência de tecnologia, instalação de unidades para a transferência desta tecnologia, ensinando ao produtor as melhores formas de plantio e colheita, seleção de matrizes, coleta e beneficiamento das sementes com genética superior”.

O pesquisador da Embrapa Florestas e coordenador do programa, Vanderlei Porfírio, acrescenta que “na oportunidade vamos firmar um convênio entre todas as entidades presentes para que possamos transferir esta tecnologia para o estado dentro dos mais eficientes padrões de parceria, incluindo a pesquisa de validação de duas novas cultivares que lançamos recentemente, que com certeza vão trazer novos patamares de produção para Mato Grosso do Sul, as cultivares BRS-408 e a BRS-409, desenvolvidas pelos nossos pesquisadores”.

Ives Goulart finaliza dando um recado aos produtores: “Quando trabalhar com erva-mate, pense como se estivesse trabalhando com outras culturas, que seu erval seja produtivo com práticas mais eficientes, usando critérios racionais de produção. Esta é uma atividade muito adequada para pequenos e médios produtores rurais porque tem um alto valor agregado e um sistema de produção de baixo custo. É importante conhecer o sistema e aprender cada nova prática. Por isso não deixe de comparecer no dia 28 em Ponta Porã, vamos mostrar que produzir 20 toneladas por hectare é possível”.

Para mais informações acesse o site do evento e faça já a sua inscrição gratuita, pois haverá entrega de certificado aos participantes: www.senarms.org.br/projetos/mais-floresta

Logo após o ciclo de palestras o Sebrae organiza um Bate Papo de Negócios para que as empresas e os produtores rurais possam trocar experiências e realizar bons negócios. No período da tarde acontecerá uma visita técnica a uma propriedade produtora de erva-mate que será inserida no programa de transferência de tecnologia da Embrapa Florestas.

Famasul/RMC

Produtores, Erva-Mate, Safra

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens