Quinta-Feira 04/09/2025 09:43

Onde estão os otimistas brasileiros?

Brasil - Economia - Situação Brasileira

“O otimista é tão somente um pessimista desinformado”, dizia um professor que tive na faculdade. Sob essa ótica, como grande parte dos seres humanos é essencialmente otimista, poderia-se concluir que muitos andam mal informados.

Faz tempo que a situação da economia brasileira não é das melhores, mas a maioria da população talvez desconhesse esse contexto.

Não que necessitasse de CTI, mas inspirava cuidados. Vamos listar, para o prezado leitor, os principais motivos de preocupação:

1) Crescimento pífio do PIB - o tal pibinho; 2) Maquiagem fiscal, com nítida deterioração do superávit primário; 3) Contas externas deficitárias, sendo o rombo em transações correntes maior que 3% do PIB; 4) Inflação teimosamente no teto - ou acima - da meta e 5) Real se desvalorizando fortemente.

Alguns analistas vinham alertando que esse "mix" era perigoso, sobretudo pela condução, por parte do governo, de uma política anti-inflacionária despropositada, com represamento de preços públicos - inclusive de tarifas de transporte -, combustíveis etc...

Trocou o tripé macroeconômico por medidas "macroprudenciais", enquanto o banco central reduzia a taxa Selic para níveis perigosamente baixos. O Copom defendia a tese de que a crise global era desinflacionária e que a tsunami cambial ajudaria com os "tradables" - uma espécie de âncora cambial repaginada.

Mas as coisas não evoluíram como o esperado e a piora nas expectativas desancorou a inflação. Ademais, o Banco Central recebeu, informalmente, múltiplas metas, o que equivale a não ter nenhuma.

Durante o primeiro ano do mandato da presidente Dilma a situação foi relativamente tranquila, pois o crescimento do consumo, estimulado pelo crédito fácil, ainda anestesiava a classe média.

Agora, contudo, que a inflação mostra uma enorme resistência, e afeta o poder de compra das classes mais baixas, o caldo entornou. Tenho convicção de que boa parte dos protestos atuais, que abrangem temas diversos, não encontraria eco tão profundo na sociedade, se a situação econômica estivesse como outrora.

É certo que, recentemente, o Banco Central retomou a alta da Selic, para resgatar a credibilidade abalada. É positivo. Contudo, diante do quadro complexo que se apresenta, a elevação poderá ser muito intensa, o que afetará o crescimento.

Para piorar, o FED sinalizou com uma reversão de sua política monetária frouxa, trazendo turbulência no mercado de câmbio, com possíveis efeitos deletérios sobre a inflação. Nossa sorte é que ainda temos uma das maiores reservas internacionais do mundo.

Para finalizar, muitos alunos têm me indagado sobre as consequências econômicas das manifestações.

Tracei dois cenários possíveis: 1) Retorno breve à normalidade e 2) Permanência do povo nas ruas, ao longo do segundo semestre. No primeiro cenário, penso que o impacto negativo sobre o PIB seria desprezível. Todavia, no caso do segundo, poderíamos verificar uma redução entre 0,3% e 0,5%, o que traria o resultado de 2013 para baixo de 2%.

Tenho a esperança de que poderemos sair melhor do que entramos de todo esse imbróglio. As consequências dos novos ventos sobre a economia aparecerão com mais rigor fiscal e, quem sabe, com a implementação de uma proposta essencial: o fim do déficit nominal. Sejamos otimistas!

 

Alexandre Espírito Santo/Brasil Econômico/JE

otimistas, mal informados, economia brasileira, população, CTI, contexto

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens