Quinta-Feira 04/09/2025 22:31

Pesquisadores britânicos afirmam que dinheiro não traz mesmo felicidade

Brasil - Economia - Laços de Amizades

Para quem ainda tinha dúvidas, dinheiro não traz felicidade, como já alertava o velho ditato. A melhor maneira de ser feliz sem ele é apostar nos laços de amizade e familiares. Esta é um das conclusões do estudo realizado por professores de três universidades britânicas, entre elas a London School of Economics (LSE).

Até pouco tempo, a maioria dos economistas e analistas de governo acreditavam que o bem estar do indivíduo dependia muito mais da sua situação econômica. Mas a nova pesquisa indica que a renda só afeta a felicidade quando a pessoa tem questões financeiras presentes na cabeça.

— As relações sociais e com a família são muito mais estáveis, ou seja, não mudam. Por isso, elas têm muito mais impacto na felicidade e no bem estar do indivíduo. São uma base sólida para a felicidade. Com as finanças é diferente. A renda influencia quando você pensa ou é induzido a pensar nela, ou ainda, quando está no trabalho — disse ao GLOBO a professora de psicologia social e organizacional da LSE, Ilka Gleibs, que é uma das autoras do estudo.

A base financeira “é instável e depende dos conceitos e valores que são ativados no contexto com o qual as pessoas avaliam a sua felicidade”. De acordo com o estudo, isso significa que se quiseremos saber o que nos traz felicidade, precisamos levar em conta o contexto em que esta pergunta é feita e como ele está relacionado ao indivíduo.

A constatação teve por base dois testes que mediam como a renda e as relações sociais do indivíduo influenciavam sua sensação de bem-estar em diferentes circunstâncias e contextos. Quando os entrevistados eram induzidos a pensar na comunidade ou na família, as respostas mostravam que a renda não tinha efeitos sobre o seu bem estar. As pessoas que tinham mais relações com amigos e famiilares tendiam a ser mais felizes em todas as circunstâncias apresentadas no estudo – se estivessem pensando em dinheiro ou não.

Segundo a professora, algumas pesquisas anteriores já indicavam que o dinheiro não traz felicidade ou que, até pode trazer, mas quando o indivíduo doa para alguém. No entanto, destaca que esta é a primeira vez que se comparam as relações sociais e a situação da renda com o bem estar em duas pesquisas distintas dentro de um mesmo estudo, com variáveis contextuais diferentes.

Para a professora, as conclusões do estudo são fundamentais para a sociedade dos dias de hoje.

— Mostra que não se deve dar tanta ênfase em dinheiro e economia, mas o foco deve estar em algo mais estável, que são as relações sociais e com a família. Muita gente acha que basta ter um emprego e ganhar bem para ser feliz, mas não é bem assim.

A pesquisa “Unpacking the hedonic paradox: a dynamic analysis of the relationships between financial capital, social capital and life satisfaction” foi publicada recentemente no British Journal of Social Psycology.

O Globo/RMC

Relações Sociais, Situação Econômica, Questões Financeiras, Laços de Amizades

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens