Jamaica suspende proibição de importar carne brasileira
Mundo - Brasil - Exportação - Carne Brasileira
Foto:Divulgação
A Jamaica anunciou nesta terça-feira a suspensão imediata da proibição de importar carne procedente do Brasil que tinha sido imposta após o escândalo da carne adulterada revelada pela Operação Carne Fraca.
O ministro da Agricultura da Jamaica, Karl Samuda, fez o anúncio em entrevista coletiva na qual indicou que a decisão foi tomada depois que uma equipe técnica visitou o Brasil na semana passada para inspecionar as instalações das quais são enviadas ao país caribenho a maior parte da carne importada.
“Constatamos que as instalações cumpriam com os níveis de exigência internacionais”, esclareceu o ministro, cujo país importa do Brasil 99,5% da carne em conserva que consome.
Samuda disse que os resultados dos testes sobre amostras de carne em conserva realizados por funcionários do Escritório de Normas e outras agências jamaicanas confirmaram que os artigos cumpriam os padrões de segurança exigidos, motivo pelo qual se decidiu suspender a proibição.
Cerca de 20 empresas do setor no Brasil se viram envolvidas no escândalo revelado no último dia 17 de fevereiro e que pôs em alerta os principais importadores de carne.
Segundo a Polícia Federal, as empresas investigadas “maquiaram” com produtos químicos carnes que estavam em mau estado e não cumpriam com os requisitos para o consumo, para o que subornaram dezenas de fiscais sanitários.
Samuda destacou hoje que seu ministério seguirá muito de perto o assunto e negou que a interrupção temporária da entrada de carne proveniente do Brasil tenha sido uma medida exagerada.
Exame/RMC
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
Café da Manhã da FAEMS
Cidade:Campo Grande
Data:19/09/2011
Local:ACICG - Associação Comercial de Campo Grande