Quinta-Feira 09/10/2025 03:44

Os outsiders (intrusos, Pessoas de fora) se apresentam...

Brasil - Política - Perpectivas ou Sonho!?

Donos de personalidades distintas, João Doria, Henrique Meirelles, Gilmar Mendes e Joaquim Barbosa exibem suas credenciais para 2018. A principal delas: encarnam o antipolítico tradicional e são diferentes de tudo o que está aí



Se todos concordam que o cenário para as eleições presidenciais de 2018 ainda encontra-se nebuloso, já é quase um consenso no meio político que ao menos um horizonte é possível enxergar: o de que o próximo pleito será um terreno fértil para os candidatos de fora da elite política do País. Os chamados “outsiders”. O Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa define o outsider como a “pessoa que não pertence a determinado grupo; estranho, intruso, forasteiro”. Mas o candidato outsider não precisa ser necessariamente um neófito no mundo político. Para se enquadrar nessa condição, basta encarnar o antipolítico tradicional (não o “não-político) e agir de modo distinto a tudo o que está aí hoje, principalmente durante o exercício da gestão. Por isso, quem larga no pelotão de frente é o prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB). Embora estivesse há 13 anos à frente do Lide – Grupo de Líderes Empresariais –, cuja atuação envolve, entre outras atividades, a promoção da integração entre entidades privadas e o poder público a fim de viabilizar projetos sociais, o que caracteriza uma atividade eminentemente política, ainda que apartidária, Doria personifica como ninguém o “novo” na política. O prefeito da maior cidade do País está em sintonia fina com os anseios da sociedade moderna. Senão vejamos: em 100 dias de gestão, a serem completados nesta semana, reduziu a máquina municipal, cortando sobretudo os supérfluos e desperdícios, mas não se apoquentou com os limites do Orçamento. Para suprir necessidades básicas da população, como a aquisição de medicamentos, negligenciada pela gestão anterior, Doria apostou nas parcerias com empresas privadas. Também mostrou jogo de cintura ao praticamente zerar a fila de espera para exames em São Paulo, ao implementar o programa Corujão da Saúde. Antes, para marcar um exame o paulistano esperava seis meses em média.

JOÃO DORIA - Com os principais nomes do PSDB encalacrados com a Lava Jato, o prefeito de São Paulo surge como alternativa dos tucanos na disputa presidencial. Além de empresário, tem a seu favor o fato de não estar ligado a nenhum esquema de corrupção (Fotos: Ary Filgueira) 

O sucesso de público o credencia para vôos mais altos. Até entre os aecistas, o prefeito já é considerado uma importante alternativa para 2018, uma espécie de plano “B” que a qualquer momento pode se converter a “A”. De qualquer forma, a viabilidade de sua candidatura não está atrelada ao PSDB. Como outsider, Doria pode abrir mão da máquina partidária tucana se tiver outra ao alcance das mãos. Para deleite dos seus entusiastas, em sua maioria opositores do PT e refratários ao petismo “way of life”, ele ainda encarna como ninguém o anti-Lula. Em suas últimas aparições, sacou frases como essas: “Já viu a turma de esquerda gostar de trabalhar? Pergunta ao Lula se ele gosta de trabalhar”. E acrescentou com o que hoje soa como música aos ouvidos dos anti-petistas: “Estou fazendo gestão, administração, com transparência, competência e trabalho. Lula trabalhou oito anos na vida e tem aposentadoria, tríplex, fazendinha, sitiozinho. Cada vez que vejo o sem vergonha do Lula falar mentira, ponho mais uma hora de trabalho e dedico a ele”.

Seus subordinados obedecem a um rigoroso código de conduta, que prevê multa para quem chegar com atraso ao serviço. Carros oficiais e telefones celulares foram drasticamente reduzidos. Se são marcadas reuniões em locais com menos de 5km de distância do local de trabalho, o servidor gasta sola de sapato: vai a pé. O exemplo vem de cima – a cereja do bolo: o “João Trabalhador” não é só marketing eleitoral. Ele trabalha, trabalha, trabalha e amassa barro mesmo. A faina preocupa os mais próximos. Não por acaso. Se antes ele dormia entre quatro e seis horas por dia, agora o tempo para a pestana foi reduzido para uma hora e meia. Virou rotina. Logo cedo, lá está Doria com a mão na enxada ou na vassoura – vestido de gari – debaixo de sol a pino para limpar a cidade ou a providenciar pequenos reparos nas ruas. É como dizia o saudoso narrador de futebol: “é disso que o povo gosta”. O resultado não poderia ser outro: Doria é aprovado por 70% da cidade.

No Páero 

Henrique Meirelles - Uma possível candidatura dependerá do seu desempenho na condução da economia. Mas precisa recolocar o País nos trilhos do crescimento, com redução de gastos públicos e reforma da PrevidênciaHENRIQUE MEIRELLES – Uma possível candidatura dependerá do seu desempenho na condução da economia. Mas precisa recolocar o País nos trilhos do crescimento, com redução de gastos públicos e reforma da Previdência


Correndo numa raia paralela está o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles. Apesar de ser filiado ao PSD e já ter sido eleito pelo PSDB como deputado federal de Goiás em 2002, Meirelles passou a maior parte do seu mandato exercendo o comando do Banco Central do governo Lula. Por isso, à sua imagem não ficou associada a pecha de político profissional. Porém, para que ele se lance na corrida presidencial de 2018, o ex-presidente mundial do BankBoston depende de dois fatores: a economia voar como um foguete e o governo Temer não ter nome para colocar na disputa. Mas, como Doria, Meirelles seria um outsider clássico, só que com uma pegada mais econômica.

Joaquim Barbosa - Principal nome do STF durante o julgamento do mensalão, Barbosa chegou a ser cogitado por alguns partidos políticos, entre os quais, o PSB. Aposentado desde 2014, permanece ativo nas redes sociaisJOAQUIM BARBOSA – Principal nome do STF durante o julgamento do mensalão, Barbosa chegou a ser cogitado por alguns partidos políticos, entre os quais, o PSB. Aposentado desde 2014, permanece ativo nas redes sociais

Outra figura que cultiva uma boa imagem, por sua trajetória de combate à corrupção, é o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa. Relator do mensalão e enfático em suas posições contra corruptos, o magistrado aposentado chegou a ser convidado no início deste ano para se filiar à Rede. Por enquanto, as conversas ainda não avançaram, mas Barbosa está ativo nas redes sociais. Afiado, não perde a oportunidade de entrar em bola dividida e adora uma boa polêmica.

Gilmar Mendes - É o ministro do STF que mais se aproxima dos outros poderes. Além trânsito junto ao presidente Michel Temer, é presença assídua em discussões polêmicas no Congresso, como debate sobre projeto de abuso de autoridade no SenadoGILMAR MENDES – É o ministro do STF que mais se aproxima dos outros poderes. Além trânsito junto ao presidente Michel Temer, é presença assídua em discussões polêmicas no Congresso, como debate sobre projeto de abuso de autoridade no Senado

Marqueteiros e políticos ouvidos por ISTOÉ acreditam que há sim espaço para candidaturas competitivas oriundas do Judiciário. Entre os Três Poderes, é o que goza de melhor aceitação perante a população. “Esse quadro oportuniza alternativas”, avalia. “Entre as quais, alguém do Judiciário”, reconhece o líder do DEM no Senado, José Agripino (RN). Para o senador, a economia e os desdobramentos da Lava Jato devem puxar uma fila de novos candidatos. “Acredito que a Operação Lava Jato vai influenciar na política. Mas acho que pouco provável que ela seja avassaladora. Juiz prende, mas não elege. Quem elege é o eleitor”, contrapõe o senador Cristovam Buarque (PPS-DF). Há quem identifique no comportamento do presidente do Tribunal Superior Eleitoral e ministro do Supremo, Gilmar Mendes, uma insinuação para uma possível candidatura. Além do afã de pontificar sobre todo e qualquer tema, Gilmar alcançou o posto de principal interlocutor do STF com o governo Temer e com o Legislativo. Candidato ou não, ele, assim como o meio político em peso, sabe que está aberta a temporada de procura de outsiders. O político tradicional terá de cortar um dobrado se quiser encher os olhos do cada vez mais rigoroso eleitor.

 

IstoÈ

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,333
Euro 6,223
Franco suíço 6,687
Yuan 0,749
Iene 0,035
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens