Domingo 08/06/2025 02:47

UE lamenta saída do Reino Unido do bloco, mas confia em Brexit "cuidadoso"

Brasil - Economia - União Européia

Foto: Divulgação 

A União Europeia (UE) lamentou hoje (29) a saída do Reino Unido do bloco, mas se declarou "preparada" para o processo, que se centrará em primeiro lugar nos acordos fundamentais para garantir "uma saída cuidadosa".

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, leu uma declaração do bloco, que informa ter recebido a carta da primeira-ministra britânica, Theresa May, ativando o Brexit e ressaltou que a UE atuará "unida". A prioridade, apontou, será "minimizar a incerteza causada pela decisão do Reino Unido a nossos cidadãos, empresas e Estados-membros".

"Não há razão para achar que é um dia feliz aqui ou em Londres", disse Tusk, visivelmente triste, ressaltando que "a maioria dos europeus e cerca de metade dos britânicos desejavam permanecer juntos".

Ele acrescentou que "paradoxalmente, também existe algo positivo" no Brexit, já que "deixou os 27 [países-membros] mais determinados e unidos do que antes".

O presidente do Conselho disse que acredita que a UE continuará "determinada e unida também no futuro" e nas "difíceis negociações" que surgirão nos próximos meses. Nesse contexto, indicou que ele mesmo e a Comissão Europeia têm o "forte mandato de proteger o interesse dos 27". Tusk afirmou ainda que o processo de negociação consistirá essencialmente em uma "redução de danos" e ressaltou que o objetivo da UE é "diminuir o custo para os cidadãos, empresas e Estados-membros".

Além disso, ressaltou que por enquanto "nada vai mudar" e que, até que o Reino Unido saia da União, o país continuará aplicando a legislação europeia.

Na declaração do Conselho Europeu, o grupo lamenta que Londres "abandone a UE", mas ressalta que o bloco está "preparado para o processo que virá agora".

Segundo ele, para a UE, "o primeiro passo será a adoção das diretrizes" das negociações, que "estabelecerão o conjunto das posições e princípios à luz dos quais a União, representada pela Comissão Europeia, negociará com o Reino Unido". "Por isso, começaremos nos centrando em todos os acordos-chave para uma retirada ordenada", afirma a declaração.

Ele garantiu que a UE fará as conversas de maneira "construtiva" e que se esforçará para achar um acordo. "No futuro, esperamos ter ao Reino Unido como um parceiro próximo", acrescenta.

Trusk lembrou que o Conselho convocou uma cúpula para 29 de abril, na qual serão tratadas as diretrizes negociadoras com o Reino Unido. Nas próximas semanas, esse documento será debatido em diferentes níveis - em reuniões de analistas e ministros, indicaram à Agência Efe fontes europeias.

Reações na Eurocâmara

O presidente do Parlamento Europeu, o italiano Antonio Tajani, disse que "hoje não é um bom dia" e que a União Europeia (UE) começa "um novo capítulo" com a ativação do artigo 50 do Tratado de Lisboa por parte do Reino Unido, que inicia o processo de negociações para a saída deste país do bloco, sobre o qual a Eurocâmara terá voz e voto.

"O Brexit (saída do Reino Unido da UE) marca um novo capítulo na história da UE. Mas estamos preparados. Seguiremos adiante e confiamos que o Reino Unido continuará sendo um aliado próximo", disse Tajani no Twitter.

O vice-presidente do Parlamento Europeu, o espanhol Ramón Luis Valcárcel, afirmou que "a União Europeia é a melhor solução" para a maioria dos problemas enfrentados pelos países do continente.

Já o líder dos social-democratas na Eurocâmara, o também italiano Gianni Pittella, teve uma reação mais focada na negociação que se aproxima ao afirmar que, "quando alguém sai de sua casa, tem que pagar a conta". "Vamos ver o que o Reino Unido terá que pagar agora", acrescentou o político italiano.

Syed Kamall, líder dos tories britânicos, que integram o bloco dos Conservadores e Reformistas Europeus, a terceira força política da Eurocâmara, afirmou que "agora cabe garantir tanto o futuro da UE como o do Reino Unido".

"Espero que todas as partes envolvidas encarem com calma as negociações, de forma construtiva, e com espírito de cooperação". "Não se trata de ganhadores e perdedores", acrescentou Kamall em comunicado.

A reação mais festiva ficou por conta dos eurodeputados do Partido da Independência do Reino Unido (UKIP, sigla em inglês) na Eurocâmara, que celebraram com um bolo e velas com o número 50, em alusão à ativação do artigo do Tratado de Lisboa que abre o caminho para a saída do país da União Europeia.

Agência Brasil /PH

UE, Lamenta, Saída do Reino Unido, Bloco, Mas confia em Brexit, Cuidadoso,

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,604
Euro 6,388
Franco suíço 6,817
Yuan 0,779
Iene 0,039
Peso arg. 0,005

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens