Sábado 07/06/2025 21:13

Sabesp prevê investir R$ 2,3 bi em 2017 com alavancagem em queda

Brasil - Negócios - Planejamento

Segundo o diretor financeiro da companhia, a Sabesp está retornando a níveis de alavancagem anteriores à crise hídrica iniciada em 2014.

Foto: Sabesp: executivo afirmou que a empresa está retornando a níveis de alavancagem anteriores à crise hídrica iniciada em 2014 (Divulgação)

A companhia paulista de água e saneamento Sabesp planeja investir 2,3 bilhões de reais em 2017, dos quais 67 por cento serão destinados à oferta de água, afirmou o diretor financeiro, Rui Affonso, nesta terça-feira.

Segundo o executivo, a Sabesp está retornando a níveis de alavancagem anteriores à crise hídrica iniciada em 2014. O indicador de dívida líquida sobre lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) fechou 2016 em 2,58 vezes ante 3,26 vezes em 2015, afirmou.

A empresa informou mais cedo lucro líquido de 947 milhões de reais para o quarto trimestre, mais que o dobro do obtido no mesmo período de 2015. ÀS 12h05,as ações da companhia subiam 1,17 por cento, ante alta de 0,3 por cento do Ibovespa.

Affonso comentou durante teleconferência de resultados que o volume disponível de água para a distribuição na região metropolitana de São Paulo estava em 1,3 trilhão de litros na semana passada, incluindo a chamada reserva técnica, acima dos 919 bilhões de litros na mesma época do ano passado e dos 604 bilhões de litros de 2014.

A produção de água de 63 metros cúbicos por segundo, porém, está ainda abaixo dos cerca de 70 metros cúbicos verificado antes da crise hídrica que afetou o abastecimento de água de São Paulo.

O diretor financeiro afirmou que a diferença explica-se por mudança de hábitos de consumo da população, que passou a economizar mais após a crise, e à própria recessão brasileira, que tem reduzido o consumo.

Porém, a Sabesp viu o índice que mede vazamentos e outras perdas de água subir em 11 por cento em 2016, para 31,8 por cento. Affonso afirmou que o crescimento das perdas “já era esperado” uma vez que as medidas para reduzir pressão na rede de distribuição acabam afetando as tubulações quando a pressão é restabelecida.

A Sabesp pretende investir 13,9 bilhões de reais entre 2017 e 2021, dos quais 7 bilhões de reais em água e o restante em coleta e tratamento de esgoto. Affonso não detalhou o montante a ser aplicado em uma eventual redução de índice de perdas de água, mas afirmou que a prioridade da companhia nos próximos 2 anos “será amplificação da segurança hídrica da região metropolitana de São Paulo”.

A empresa tem um eurobond a vencer em 2020, mas Affonso afirmou que o título não representa dificuldade para a Sabesp e que um eventual refinanciamento não está descartado. “Temos todos os instrumentos de saída (do título). Em algum momento tomaremos decisão se refinanciaremos fora (do Brasil) ou dentro”, afirmou o executivo.

Exame

Sabesp, Investimento, Alavancagem, Queda

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens