Incra sorteia lotes em Bandeirantes e beneficia 53 famílias
Ações Coletivas - Projeto de Assentamento Matão
O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) realizou, na sexta-feira passada (20), o primeiro sorteio de lotes de 2011 em Mato Grosso do Sul.
Foram beneficiadas 53 famílias que agora passam a ter um novo endereço: Projeto de Assentamento Matão, município de Bandeirantes.
A alegria estampada no rosto das mulheres denunciava que o momento era de festa, de comemoração. Afinal, depois de anos de luta em acampamentos diversos do estado, elas agora podem bater no peito e dizer que tem um endereço fixo e que orgulhosamente poderão divulgá-los aos parentes e amigos. “Agora nossa vida é outra. Chega de chorar, é hora de trabalhar no que é nosso”, afirma Edinilza Vicente Garcette. Para ela a confiança em Deus deu-lhe força para aguardar com paciência este dia: “Agradeço a Deus porque foram anos de luta na Serra, em Rio Negro, e estou muito feliz porque Deus provou que ele é fiel na minha vida”, disse a assentada.
Do alto de seus 65 anos e muita experiência de assentado, Waldemar Quaresma Vieira, liderança respeitada e querida, dava os últimos retoques no evento. Casado, cinco filhos, agricultor, vão realizar o sonho do lote próprio.
Cheio de planos, Waldemar pretende explorar o eucalipto em quatro hectares, e nos nove restantes, criar frango para corte e montar tanques para psicultura. Muito atento, está de olhos abertos para outras possibilidades de atender ao mercado em volta
Projetos e mais projetos
A disposição de todos pode ser constatada pela variedade de projetos que pretendem desenvolver no Matão. Walfrido de Almeida Oliveira e sua esposa Zulene Ferreira de Oliveira vão criar carneiros e frango semicaipira, e plantar mandioca. Da lã, Valfrido vai fazer bacheiro e pelego, peças que compõem a montaria.
Já Maria Teresinha Aurora, Ernane Cresiogono Lemos e Carlos Roberto Alves de Oliveira, vão trabalhar em conjunto com mais duas famílias na engorda de suínos para o frigorífico Aurora. “Eles fornecem as matrizes e a ração e a gente só engorda”, afirma Maria Teresinha.
Outra atividade que este grupo quer desenvolver é o plantio de eucalipto ou de seringueira consorciada com pastagem.
Para o chefe de obtenção de terras, da superintendência do INCRA no estado, Antonio Claret, o PA Matão, por ser pequeno (1076 hectares), nasce promissor. “Seu relevo plano e levemente ondulado é propício tanto à pastagem quanto à lavoura. Tem estradas boas e a distância para a sede do município é de apenas 40 quilômetros.
Nos seus 327 hectares de reservas legal e permanente podem ser explorados, por meio de manejo sustentável, a produção de mel e a extração do óleo de copaíba, muito utilizada na preparação de medicamentos.
O representante do INCRA enfatizou a necessidade de manutenção do espírito de luta, pois na verdade as coisas se tornam mais difíceis a partir daquele momento. “O desafio começa agora. Vocês vão viver em comunidade e isto exige respeito mútuo, diálogo constante para a tomada de decisões e não podem ficar aqui quietos esperando. Têm que estar presentes no INCRA e na prefeitura cobrando os melhoramentos para o assentamento”, disse Claret.
O evento foi prestigiado por autoridades locais, como o prefeito de Bandeirantes, Flávio Gomes, o vice-presidente da Central Única dos Trabalhadores (departamento rural) no estado, Francisco Militão Sampaio, o pastor Isaque de Freitas que proferiu palavra de agradecimento a Deus pela conquista daquela comunidade.
MS Noticias/DF
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão
Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)
Cotações
Moeda | Taxa R$ |
---|---|
Dólar | 5,419 |
Euro | 6,383 |
Franco suíço | 6,823 |
Yuan | 0,756 |
Iene | 0,038 |
Peso arg. | 0,004 |
Atualizado
Universitários
Serviço Gratuito