Sábado 07/06/2025 17:01

Prefeitos de Lagoa Real e Ibiassucê elogiam a campanha Viva Seu Município em visita à CNM

Brasil - Ação Social - Campanha

Foto:DIvulgação

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) recebeu a visita dos prefeitos de Lagoa Real, Pedro Cardoso, e de Ibiassucê, Francisco Adauto Rebouças, ambos Municípios baianos, para conversas com as áreas técnicas de Agricultura e Educação. Os gestores também cumprem compromissos político-administrativos em Brasília (DF), com reuniões marcadas no Ministério da Educação (MEC) e na Secretaria de Governo da Presidência da República.

Os gestores fizeram considerações à campanha Viva Seu Município, encabeçada pela Confederação e que deverá mobilizar gestores de todo o país entre os dias 20 e 24 de março. A ação propõe que as prefeituras façam um chamamento público às comunidades locais para que, juntas, debatam os problemas e as soluções de suas cidades.

Francisco Adauto vê com bons olhos a iniciativa. “O Viva Seu Município chega em boa hora, num momento em que o Brasil passa pela maior crise de sua história. E agora nós temos que nos reinventar juntamente com a população que vive o cotidiano do Município, ser transparente e chamar todos para a responsabilidade, para que possamos construir uma saída”.

Pedro Cardoso endossa as palavras. “É uma ação importante essa de chamar a comunidade para nos ajudar a tocar o barco. Para conseguirmos melhorias em estradas, escolas, temos que ter ajuda da comunidade. É muito importante essa campanha da CNM, porque com a crise que assola o País a responsabilidade está toda com as prefeituras”.

Áreas técnicas
O prefeito de Lagoa Real também veio obter informações sobre como incrementar a atividade agrícola em seu Município. Ele pretende aumentar a produção na região, inclusive contando com o auxílio do governo federal na área de desenvolvimento de projetos e liberação de recursos. Para tanto, procurou a CNM para orientações sobre como melhor tramitar seus pleitos nos órgãos federais.

Uma questão tratada pelos dois gestores com a área técnica de Educação é sobre a efetividade e a viabilidade dos seus Municípios aderirem ao programa Criança Feliz, do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), como explica Pedro Cardoso. “A notícia que nós temos é que tudo será jogado nas costas das prefeituras. O governo federal passa responsabilidades dos Estados e da União aos Municípios e não manda recursos para tais demandas, por isso queremos saber mais sobre as vantagens e as reponsabilidades dos Municípios quanto a este programa”.

Ainda sobre educação, o Prefeito de Ibiassucê falou acerca de índices satisfatórios da cidade e buscou ideias para o aprimoramento desta área no Município. “Estamos numa região de semiárido onde temos praticamente o maior índice per capto de pessoas com nível superior. Isso, naturalmente, demanda esforços da prefeitura para que essa tendência se mantenha, evolua e gere benefícios. Quero ver como trabalhar esta questão”.

XX Marcha
Os dois prefeitos confirmaram presença na vigésima edição da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. O evento anual promovido pela CNM, que reúne prefeitos de todo o Brasil para juntos discutirem e defenderem as pautas municipalistas, está confirmado para 15 a 18 de maio.

O prefeito Francisco Adauto Rebouças comentou sobre o evento. “A CNM representa melhor do que ninguém os interesses dos Municípios do Brasil. A Marcha, a cada ano, se propõe a fazer o movimento municipalista ser cada vez mais forte e representativo. Eu, que já fui prefeito em outros mandatos, sei da importância em comparecer, portanto, já confirmo minha participação”.

Portal CNM/RMC

Campanha, Prefeitos, Viva seu Município

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens