Quarta-Feira 03/09/2025 03:44

Dólar alto afeta ainda mais o crescimento brasileiro

Brasil - Economia - Elevação dos Juros

Cenários traçados incluem desde expansão medíocre do PIB até recessão. Efeitos. O dólar pressiona os preços e deve levar a uma elevação dos juros, travando o crescimento. A valorização de mais de 10% na moeda americana no último mês pode esfriar a já morna economia brasileira. Se o dólar se mantiver próximo à cotação de R$ 2,24, como fechou na sexta-feira, as consequências virão tanto nos preços como no consumo e no investimento. Esse é mais um ingrediente sombrio neste momento de crescimento de apenas 1,2% nos últimos 12 meses e inflação superior a 6,5%, o teto da meta fixada pelo governo.

Os cenários traçados pelos economistas são desanimadores. Os mais otimistas acreditam que manteremos a situação atual de crescimento medíocre e inflação alta, mas não explosiva. Outros mais pessimistas, veem até recessão, que será causada por uma política monetária mais austera, o que significa juros mais altos. Assim, a inflação cai juntamento com o Produto Interno Bruto (PIB, conjunto de bens e serviços produzidos pelo país).

O professor do Ibmec Reginaldo Nogueira está entre os pessimistas. Para ele, já vivemos em estagflação, palavra que dominou o debate econômico nos anos 1980, a chamada década perdida, quando o país não crescia e a inflação beirava os três dígitos.

- Ou continuaremos nessa situação ou teremos juros mais altos (com o Banco Central subindo a Taxa Selic, atualmente em 8% ao ano), o que provocará recessão com desinflação (índices caindo).

Para o economista chefe da GAP Asset, Alexandre Maia, não há esse risco. Seguiremos o caminho trilhado hoje: expansão medíocre e inflação no teto da meta :

- Teremos crescimento perto de 2% e inflação girando entre 5,5% e 6%. Sobre a alta do dólar, há forças que se anulam. Há política monetária restritiva, ambiente global reduzindo preço das commodities, consumo arrefecendo e mercado de trabalho menos aquecido. O repasse para os preços será comedido.

balança mais equilibrada

Carlos Thadeu de Freitas, economista-chefe da Confederação Nacional do Comércio, acredita que o governo usará armas, como intervenções maciças, compra de títulos e retirada de todos os obstáculos para entrada de divisas, o que fará cair a cotação da moeda americana. E os juros devem continuar subindo.

- O custo final é crescer menos. Talvez abaixo de 2% este ano.

Carlos Langoni, diretor do Centro de Economia Mundial da FGV, acredita que o país vive um paradoxo: o governo passou dois anos reclamando da chamada guerra cambial , quando os Estados Unidos aumentaram a liquidez mundial, forçando a valorização da moeda de nações emergentes. E agora, quando há a paz cambial , o cenário externo conturbado e a fragilidade macroeconômica do país criam dificuldades, justo quando o governo tenta fazer que o investimento assuma o crescimento do país.

- Haverá efeito negativo sobre os investimentos, que ficarão mais caros com bens de capital importados. E as empresas terão mais dificuldades para financiar projetos, seja por falta de recursos global, seja pela dificuldade de lançamentos de ações e de debêntures, que já estão sendo cancelados - afirmou o professor, lembrando que o país deverá ficar mais dependente do BNDES.

O lado bom do dólar mais valorizado pode aparecer na balança comercial brasileira. Na visão de José Augusto de Castro, presidente da Associação do Comércio Exterior do Brasil (AEB), a moeda americana poderá aumentar a competitividade dos produtos industrializados, mas somente em 2014. Esse segmento representa apenas 30% das exportações. No caso das commodities , a alta do dólar vai apenas compensar a queda dos preços destes produtos.

- As empresas estão planejando suas compras de fim do ano. Com dólar caro, mercado de trabalho mais fraco, podem reduzir importações. Isso pode equilibrar a balança, que caminhava para um déficit - disse.

CNA/RMC

Momento de Crescimento, Investimento, Produtos Industrializados, Governo, Selic

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens