Quarta-Feira 03/09/2025 07:21

Descubra como os truques dos mágicos conseguem enganar seus olhos

Brasil - Entretenimento - Truques “Mágicos”

Enganar o público e transformar meros truques de cartola em verdadeiros atos de mistério é uma regalia só dos mágicos. Por mais que saibamos que não há, supostamente, poderes sobrenaturais nas ações desses ilusionistas, sempre ficamos com aquela pulga atrás da orelha e pensamos: como é que ele fez isso?

Os mágicos utilizam algumas falhas do nosso cérebro para ajudar no desempenho e sucesso de suas performances. Confira quais são os itens que colaboram com os truques e os transformam em legítimas mágicas para nós, desde que os ilusionistas sejam suficientemente habilidosos:

Focos e distrações

O nosso cérebro não consegue se focar em uma tarefa por muito tempo, pois somos altamente suscetíveis aos diferentes tipos de distrações.

Quando um mágico está fazendo truques na nossa frente, normalmente prestamos atenção nos elementos mais claros e óbvios da mágica, fato que faz com que certas ações passem despercebidas – como os populares truques de manga.

Sem falar que eles falam por boa parte da apresentação, principalmente para tentar desviar a atenção do público, seja com bom-humor ou com uma história interessante.

Escolha uma das cartas

Usualmente em truques que utilizam cartas os mágicos pedem que escolhamos uma carta qualquer em meio ao baralho.

Em quase todos os casos temos a triste ilusão da escolha, pois de algum modo ou de outro o mágico estimulou a seleção que ele quis desde o começo – seja por cartas duplicadas, frases ambíguas ou outros fatores.

Ilusão dos próprios olhos

Um efeito chamado pós-imagem pode enganar seus olhos com certa facilidade. Ao olhar fixamente para um local e instantes depois para outro, podemos perceber resquícios das imagens anteriores – como aqueles truques em que temos que olhar para um ponto específico e depois para uma parede branca. Um mágico pode fazer uso dessa falha para mudar itens de mãos sem que você perceba.

Atenção do cérebro

Toda vez que o cérebro vê algo diferente ou emocionante ele passa a analisar o elemento com maior importância. Esse processo é chamado de captura de atenção oxógena e faz com que olhemos para certas coisas com maior cuidado, esquecendo-se dos outros elementos que ocorrem na mágica – uma ótima brecha para truques escondidos.

As técnicas apresentadas nesse artigo são só alguns dos artifícios que os mágicos podem utilizar, porém não todos.

Mágicos com o Mister M já se encarregaram, há algum de tempo, de desvendar os segredos mais complexos de truques maiores.

Os métodos exemplificados são mais direcionados aos truques pequenos e que fazem uso das mãos. E você, conhece alguns truques para enganar os olhos das pessoas?

 

Mega Curioso/JE

enganar o público, truques de cartola, atos de mistério, mágicos, poderes

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens