Sexta-Feira 11/07/2025 13:52

Indústrias de laticínios, alimentos, panificação e frigorífica vão debater alternativas para enfrentar ameaças à produção

Indústria e Serviços - Ameaças na Produção

Foto:Divulgação

O Siams (Sindicato das Indústrias de Alimentação do MS), Silems (Sindicato das Indústrias de Laticínios do Estado de MS), Sindepan (Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria do Estado de MS) e Sicadems (Sindicato das Indústrias de Frio, Carnes e Derivados do Estado de MS) promovem, nesta segunda-feira (13/03), às 19h30, no Edifício Casa da Indústria, em Campo Grande (MS), a 4ª rodada dos “Encontros Setoriais da Indústria – Compromisso com o Desenvolvimento”.

O evento faz parte de uma série de encontros realizados pelos principais sindicatos das indústrias do Estado com o objetivo de debater as melhores estratégias e alternativas para enfrentar as ameaças ao setor no Estado em meio à crise econômica. Durante esses eventos, os empresários terão a oportunidade de debater a geração de empregos e o aumento da produção, mantendo a competitividade das suas indústrias, além de discutir temas de interesse de cada segmento, tais como os caminhos para enfrentar os novos desafios, empregos e produção como base da economia, a crise e as ameaças para a indústria e produção e emprego e competitividade em risco.

Ao todo, serão realizadas cinco rodadas dos “Encontros Setoriais da Indústria – Compromisso com o Desenvolvimento”, sendo que a primeira foi no dia 13 de fevereiro, a segunda no dia 20 de fevereiro, a terceira no dia 6 de fevereiro, a quarta será nesta segunda-feira (13/03) e a quinta e última no dia 20 de março, sempre no período noturno, a partir das 19h30, no Edifício Casa da Indústria. Os eventos são organizados pelo Sindivest/MS, Sindigraf/MS, Sindical/MS, Sinduscon/MS, Sindicer/MS, Siams, Simemae/MS, Sindepan/MS, Sindmad/MS, Sicadems, Silems, Sindiplast/MS, Sindiecol e Biosul e para participar basta comparecer ao local na hora e na data marcada.

Líderes empresariais

O presidente do Sicadems, Ivo Cescon Scarcelli, alertou para o risco que a revisão de incentivos fiscais representaria para a indústria e, especificamente, para o segmento frigorífico. “Presenciamos o fechamento de várias plantas frigoríficas do Estado nos últimos anos, já temos altos níveis de desemprego e sérias dificuldades econômicas. Se, além da carga tributária que já incide sobre o comércio da carne, ainda perdermos os incentivos fiscais, teremos um futuro desastroso”, pontuou.

Segundo o presidente do Sindepan/MS, Marcelo Alves Barbosa, apesar de uma possível revisão de incentivos fiscais não impactar diretamente o segmento de panificação, os empresários estão temerosos com a persistência e o aumento da crise econômica. “Estamos na ponta do consumo e qualquer mudança no cenário econômico influencia nas vendas. Já enfrentamos o aumento no imposto de supérfluos no começo do ano, então estamos atentos e preocupados com novas reviravoltas fiscais”, disse.

O presidente do Siams, Sandro Luiz Mendonça, ressalta que a união dos empresários é fundamental neste momento de dificuldades para o setor industrial. “O Siams abrange uma gama muito grande de empresas, da que produz ração animal à que vende alimentos naturais. Então foi possível vivenciar de maneira muito abrangente a recente crise econômica que, infelizmente, parece se intensificar. As empresas que estavam bem, começaram a se preocupar, e as que estavam preocupadas, estão prestes a quebrar”, relatou.

De acordo com a presidente do Silems, Milene de Oliveira Nantes, as empresas participarão em peso do Encontro Setorial, objetivando a elaboração de estratégias para alavancar o segmento de laticínios. “Trata-se de um segmento carente de políticas públicas. Dependemos de incentivos fiscais para atrair empresas, de auxílio para que o produtor rural consiga entregar o leite, de atenção especial para alavancar as vendas graças à sazonalidade da nossa matéria prima. Não podemos perder o auxílio que já conquistamos”, finalizou.

Laboral

O STIAA/CG (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins de Campo Grande e Região) participa das discussões e também estará na 4ª rodada dos Encontros Setoriais da Indústria. De acordo com o presidente do STIAA/CG, Rinaldo Salomão, empresários e trabalhadores precisam se unir para evitar que o Estado quebre contratos e prejudique a sociedade como um todo. 

“Os trabalhadores estão vivendo num clima de estresse constante, com medo de perder o emprego. Sabemos que o mercado de trabalho está retraído e que novas contratações são cada vez mais raras, então precisamos da economia forte, do empresário confiante para manter os funcionários e contratar mais”, relatou Rinaldo Salomão.

Prefeitura de Ladário/RMC

Produção, Indústrias, Alimentos

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,419
Euro 6,383
Franco suíço 6,823
Yuan 0,756
Iene 0,038
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens