Quarta-Feira 03/09/2025 03:44

Embrapa inicia criação de plano nacional contra lagartas

Brasil - Agricultura - Contra as Lagartas

Depois do prejuízo bilionário causado pela lagarta Helicoverpa armigera em importantes regiões do país, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) decidiu avançar com a elaboração de um plano nacional de controle das espécies Helicoverpa e também da mosca branca, outra praga que, segundo a entidade, tem causados danos agronômicos e financeiros significativos aos produtores rurais.

Um grupo de trabalho, formado por técnicos da Embrapa de diferentes pontos do Brasil, estudam o texto de Instruções Normativas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que vai dar respaldo ao plano nacional.

Compõem o grupo de trabalaho Sérgio Abud, da Embrapa Cerrados (Planaltina, GO), e Maria José Del Peloso, da Embrapa Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás, GO).

“As propostas de alterações nas resoluções normativas originais apresentadas pelo Mapa e trabalhadas pelos pesquisadores estão sendo agora submetidas à Diretoria-Executiva da Embrapa. Depois de aprovadas internamente, serão levadas ao Ministério quando da próxima reunião do GT, prevista para o dia 21 de junho”, diz comunicado da Embrapa.

A Empresa quer que os atendimentos às demandas ocorram de forma menos isolada. “O que estamos fazendo agora é promover uma atuação organizada de todas as Unidades, para trabalharmos institucionalmente, no Brasil todo, nos moldes do que estamos fazendo com a ferrugem da soja”, explica o assessor da Diretoria-Executiva de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Paulo Galerani.

O Programa Nacional de Manejo de lagartas e mosca branca prevê a formação de um outrog Grupo consultivo envolvendo, além dos profissionais da Embrapa, consultores de universidades e de outros institutos, que participaram das primeiras reuniões e que já estão em atividade no Oeste da Bahia, local de alta incidência das pragas.

A preparação de palestras sobre Manejo Integrado de Pragas (MIP) de lagartas, que inclui a Helicoverpa e outras lagartas de importância econômica e de mosca branca, a serem utilizadas em treinamentos em todo Brasil e a criação de um hot site sobre MIP, no qual deverá ser disponibilizado um sistema de alerta para acompanhar a ocorrência das pragas em todo Brasil, nos moldes do sistema de alerta da ferrugem da soja, em operação há vários anos, também foram assuntos discutidos.

Prejuízos

R$ 2 bilhões é o valor estimado de perdas e custos de controle no Brasil nas últimas duas safras de algodão, milho e soja provocados por lagartas especialmente do gênero Helicoverpa. E uma dessas lagartas é a Helicoverpa armigera. É uma praga exótica até pouco tempo sem registro de ocorrência no Brasil e regulamentada como quarentenária A1.

Pragas quarentenárias A1, além de não presentes no País, são consideradas de alto risco como potenciais causadoras de importantes danos econômicos. Na região do Cerrado, a ocorrência de lagartas do gênero Helicoverpa foi detectada em fevereiro de 2012 em níveis nunca antes registrados. Os danos não se limitaram a soja, algodão e milho. A praga também atingiu plantações de feijão comum, caupi, milheto e sorgo.

A Helicoverpa armigera foi identificada pela primeira vez pela equipe de pesquisadores da Embrapa Cerrados, Silvana Moraes e Alexandre Specht, e da Embrapa Soja (Londrina, PR), Daniel Ricardo Sosa-Gomez, em fevereiro de 2013. A identificação da praga é muito importante por permitir ações específicas de controle.

Em abril deste ano, uma equipe de 30 entomologistas da Embrapa reuniu-se com representantes de produtores e instituições ligadas ao setor produtivo.

Foi quando elaboraram o documento “Ações Emergenciais propostas pela Embrapa para o manejo integrado de Helicoverpa spp”., entregue ao Mapa. Esse documento sugeria a formação do GT, hoje instituído e incumbido de elaborar o programa nacional de controle de lagartas e de mosca-branca.

 

Agrolink/JE

prejuízo bilionário, lagarta, importantes regiões, Embrapa, elaboração, plano nacional

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens