Sexta-Feira 11/07/2025 13:21

Saúde vai fazer mobilização no Dia Mundial do Rim, em Ladário

Saúde - Mobilziação

Foto:Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde prepara uma mobilização para o dia 9 de março, Dia Mundial do Rim, com o intuito de orientar a população sobre os riscos e consequências das doenças renais crônicas. Hoje, cerca de 35 pacientes de Ladário, atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), fazem o tratamento de hemodiálise, e a intenção é justamente a prevenção para evitar que se cheguem a esse ponto.

“Ladário resolveu abraçar essa causa, mobilizar e conscientizar a população em relação a alimentação saudável, a prática da atividade física, ao controle da pressão arterial e glicemia, evitando com isso complicações renais”, disse a secretária de Saúde, Ana Lúcia Vasconcelos Pereira. Ela está à frente do projeto que será desenvolvido na Praça do Coreto, na Avenida 14 de Março, a partir das 8 horas da manhã.

Ana Lúcia explica que o maior motivo da falência dos rins é a falta de controle da hipertensão e da glicemia. Essas doenças são responsáveis por provocar a perda das funções renais. Os rins são os órgãos responsáveis por livrar o sangue das toxinas e por eliminar o excesso de água do organismo.

“Nós temos um quantitativo considerável no município de pacientes hipertensos e diabéticos, e isso acaba refletindo no número de doentes renais e daqueles que chegam à hemodiálise”, disse a secretária. “São pacientes que não fazem o acompanhamento adequado, porque o tratamento está relacionado à conscientização. Não é só a medicação que é importante, é um conjunto, alimentação, atividades físicas, mudança de hábitos”, afirma Ana.

É a preocupação com a forma que as pessoas tratam essas doenças, sem dar a elas a devida importância, que a Secretaria Municipal de Saúde pretende fazer a mobilização, como forma de apontar hábitos saudáveis para evitar extremos que podem ir de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), à hemodiálise.

O AVC pode ter sequelas irreversíveis, como perda de memória e dos movimentos de parte do corpo. A hemodiálise é um tratamento bastante invasivo. O sangue do paciente é retirado, passa por uma máquina que faz a mesma limpeza que os rins fariam, e volta para o corpo. São quatro horas por sessão, três vezes por semana, o que acaba impossibilitando os doentes de assumir muitos compromissos, como trabalhar e viajar, por exemplo.

Durante a mobilização em Ladário médicos, enfermeiros, técnicos e agentes de saúde estarão na avenida para conversar com as pessoas, tirar dúvidas e explicar tudo sobre a Doença Renal Crônica (DRC). “Vamos ter aferição de pressão, glicemia, atividade física e vamos falar sobre atividades saudáveis relacionadas à alimentação e atividade física”, finalizou Ana Lúcia.

Outro fator de agressão aos rins é a utilização contínua de alguns medicamentos, como anti-inflamatórios. É por isso que a atitude mais correta, diante de qualquer problema de saúde, é procurar um médico. Só os especialistas podem receitar o remédio certo pelo período correto, sem agredir aos órgãos do corpo humano. 

Prefeitura de Ladário/RMC

Mobilização, Dia Mundial do Rim, Saúde

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,419
Euro 6,383
Franco suíço 6,823
Yuan 0,756
Iene 0,038
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens