Quinta-Feira 04/09/2025 16:34

Segundo dia da Semana de Atendimento Técnico tem palestras do núcleo de Desenvolvimento Territorial

Brasil - Ações Coletivas - Semana de Atendimento Técnico

Foto: Divulgação 

Nesta quarta-feira, 15 de fevereiro, o núcleo de Desenvolvimento Territorial palestrou aos gestores municipais dando sequência à Semana de Atendimento Técnico. O ciclo de orientações de hoje foi com a questões relacionada a Meio Ambiente, Consórcios Públicos, Defesa Civil e Desenvolvimento Rural.

A ideia da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) é que logo neste início de mandato os gestores tenham acesso a informações necessárias para uma gestão municipal de qualidade. Para tanto, a área de Meio Ambiente falou sobre o "Financiamento da Gestão Municipal".

A técnica da CNM Liciana Peixoto abriu a apresentação explicando como criar um fundo para captar recursos para o setor ambiental. “Primeiramente, é necessário um planejamento, datas e organização. Esses são fatores essenciais para ter acesso a qualquer que seja o recurso”.

Além disso, a especialista falou sobre onde os gestores da área de Meio Ambiente podem capturar recursos para o setor. Uma dica da técnica foi gestão ambiental compartilhada para que os gestores possam economizar. “Um recurso que tem sido muito utilizado pelos Municípios são os consórcios públicos, essa é uma ferramenta necessária na área de Meio Ambiente, principalmente dos pequenos Municípios”, esclareceu Liciana.

Consórcios Públicos
No seguimento, a consultora da CNM na área de Consórcios Públicos, Joanni Henrichs, explicou que os consórcios públicos são parcerias sem fins lucrativos firmadas entre dois ou mais entes da federação com o objetivo de prestar serviços e desenvolver ações de interesse coletivo. "Hoje vocês não podem pensar mais em planejamento territorial sem pensar no Município vizinho. Seja por falta de recursos, de conhecimento técnico, ou outra coisa. Um Município não consegue abraçar tudo sozinho", exemplificou.

A técnica esclareceu, ainda, a importância desse mecanismo na gestão municipal. Joane apresentou sobre a Lei que regulamenta os consórcios – Lei 11.107/05. Além disso, falou sobre os tipos e os perfis de consórcios.

Joanni aproveitou para pedir o apoio dos gestores na mobilização em prol do Projeto de Lei 2.542/2015, que permite que consórcios formados com Municípios que estejam com pendências no Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias (Cauc) continuem a celebrar convênios e outras atividades financeiras. A CNM acompanha a matéria de perto e trabalha pela celeridade de sua apreciação, tendo em vista os benefícios que trarão a todos os Municípios brasileiros.

Defesa Civil
"Quem tem a Defesa Civil implantada no Município? E quem tem esse setor atuante?”. Essas foram as perguntas do técnico da CNM, Jhonny Amorim, ao se dirigir aos prefeitos. "Muitos Municípios não sabem o quanto de prejuízo que os desastres naturais podem gerar na  [15022017_semana_atendimento_tecnico_3] Agricultura, Pecuária e em vários outros setores todos os anos", pontou.

Segundo o técnico, “ao todo, entre 2012 a 2015, nossos Municípios obtiveram muitos prejuízos causados pela seca e pelas chuvas, que ultrapassaram os R$ 173,5 bilhões”. Amorim garantiu que a União, os Estados e os Municípios jamais conseguiram suprir financeiramente tais prejuízos que acometem todos os setores da economia, como agronegócio, pecuária, indústrias e comércio em geral.

O técnico apresentou aos participantes o Observatório dos Desastres, que é um portal desenvolvido pela CNM para que os gestores municipais possam acompanhar, monitorar e avaliar a implementação da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDEC) nos Municípios brasileiros, a partir do levantamento e do compartilhamento de dados e informações das realidades locais.

Desenvolvimento Rural
"A agricultura é a maior fonte de renda de muitos Municípios, por isso é tão importante falar sobre o assunto". Assim o técnico da CNM na área, Osni Rocha, abriu a apresentação alertando ainda sobre a relevância do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural.

Algumas ideias e dicas sobre como fomentar a Agricultura Familiar foram explicadas pelo técnico. “Executar um consórcio para Serviços de Inspeção Municipal (SIM) pode ser uma estratégia para o Município desenvolva atividades agrícolas e pecuárias. O SIM é responsável por atestar a qualidade sanitária dos produtos agroindustriais de origem animal”, explicou Rocha.

Segundo o técnico, a parceria pode ser uma solução do problema, porque atende a todos fazendo com que cumpram essa exigência estabelecida aos Municípios. Além disso, ainda seria uma maneira de reduzir os custos de criação e manutenção do serviço.

A Semana de Atendimento Técnico termina nesta quinta-feira, 16, com a apresentação do núcleo Financeiro, com as áreas de Finanças, Contabilidade Pública, Estudos Técnicos e Turismo.

Todas as apresentações estão disponíveis no conteúdo exclusivo do Espaço do Contribuinte. Acesse aqui.

Portal CNM /PH

Segundo dia, Semana de Atendimento Técnico, Palestras, Núcleo de Desenvolvimento,

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens