Quinta-Feira 04/09/2025 09:01

Tem dinheiro para sacar do FGTS? Saiba o que fazer com ele

Brasil - Economia - Investimento

Saques das contas inativas do FGTS poderão ser realizados a partir de 10 de março. Especialistas dão dicas de como usar o dinheiro da melhor maneira.

Foto: Mais de 30 milhões de trabalhadores terão direito a retirar o dinheiro de contas inativas (Agência O Globo/VEJA)

A Caixa Econômica Federal divulgou nesta terça-feira o calendário de saques das contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) que não recebem depósitos desde dezembro de 2015. Com isso, mais de 30 milhões de trabalhadores terão direito a retirar o dinheiro de contas inativas, cujos saldos somam 43,6 bilhões de reais.

Apesar de o total ser bilionário, a maioria das contas acumula uma quantidade pequena de recursos:  cerca de 95% das contas inativas têm saldo de até 3.000 reais.  É melhor usar esse dinheiro para pagar dívidas ou usá-lo em compras? O site de VEJA ouviu especialistas em finanças e investimentos para responder à pergunta.

Dívidas

A principal recomendação dos especialistas é ter cautela no seu uso, pois o FGTS é um recurso criado para servir de ajuda em momentos difíceis. “O trabalhador deveria guardar para a finalidade original, que é a de complementar a renda quando está sem emprego”, diz  o coordenador do laboratório de finanças do Insper, Michael Viriato.

Quem está endividado deve aproveitar o dinheiro para pagar as contas em atraso, principalmente aquelas que têm juros mais altos. “Se for usar o dinheiro, a primeira coisa que o beneficiado deve fazer é limpar seu nome”, diz Mauro Calil, especialista em investimentos do Banco Ourinvest.

Investimento

Se não tiver dívidas significativas, a próxima recomendação seria investir em algo mais rentável, tendo em conta o perfil e a necessidade do trabalhador. Se o valor recebido das contas inativas for baixo, é preciso escolher um investimento compatível com esse volume de dinheiro. “A aplicação escolhida tem que aceitar aportes pequenos, a partir de 100 reais, por exemplo. E não pode ter taxa de administração superior a 1% ao ano”, recomenda Calil.

Caso a opção for por aplicar em um fundo de investimentos, um bom parâmetro é saber se, historicamente, ele teve rendimentos de, no mínimo, 90% do CDI (taxa usada como referência em aplicações bancárias). “Isso  já faz com que ele seja uma melhor opção que a caderneta de poupança. Outro fator a ser observado é o resgate, que deve ser imediato, com liquidez diária”, explica Calil.

Outro investimento mais rentável que o FGTS é o Tesouro Direto, na modalidade Selic. “Esta aplicação aceita aportes a partir de 30 reais e dá a possibilidade de entrar e sair dela a qualquer dia. A rentabilidade hoje é de 13% ao ano, praticamente o dobro da caderneta de poupança. Mesmo com impostos ainda vai render mais que a poupança, além de ser uma forma de se educar financeiramente”, acrescenta Calil.

Em qualquer dessas opções o dinheiro investido vai render mais do que se estivesse parado na conta do FGTS, cuja rentabilidade é de TR + 3% ao ano.

Consumo

Mesmo quem está em uma situação confortável e não quer fazer nenhum investimento deve aproveitar para sacar o dinheiro da conta inativa do FGTS. Isso porque o dinheiro parado no FGTS perde valor ao longo do tempo. “A rentabilidade do FGTS não cobre nem a inflação. A finalidade de poupar é poder comprar amanhã mais do que compramos hoje. Se invisto em algo que não rende a inflação, amanhã vou comprar menos do que hoje. O dinheiro de amanhã vai valer menos do que ele vale hoje”, explica Viriato.

Nesse caso, a opção é usar o dinheiro para fazer comprar, mas com planejamento. “Comprar à vista é a melhor opção. Em hipótese alguma ele deve usar esse dinheiro para contratar uma nova dívida”, alerta Calil.

Veja

Dinheiro, FGTS, Contas Inativas, Caixa Econômica Federal

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens