Segunda-Feira 13/10/2025 08:16

Governo lança ‘Precoce MS’ buscando excelência na produção de carne e redução do efeito estufa

Estado - Agricultura - Novo Programa

Totalmente informatizado o novo programa deve considerar atributos do animal e da propriedade para concessão de benefícios.

Foto: Divulgação

Uma nova fase na pecuária sulmatogrossense será inaugurada no próximo mês com o lançamento do programa Precoce MS.   Reformulado a partir do antigo programa ‘Novilho Precoce’, vigente por mais de 20 anos sem sofrer grandes alterações em seu escopo, o novo programa, além de ganhar roupagem mais moderna e ser todo informatizado, continuará  premiando os produtores considerando os atributos do animal, como maturidade, acabamento, sexo e peso.  

Porém, para que recebam o máximo da premiação quando encaminhados para o abate, também serão considerados atributos do lote (que deve ter padronização de no mínimo 60%) e o processo produtivo dentro do estabelecimento rural. Ao avaliar o processo produtivo, quatro quesitos ajudarão a definir a pontuação final e o valor do beneficio: as boas práticas agropecuárias, comprovadas por meio de documentos trabalhistas, ambientais e sanitários; a identificação individual dos animais, a sustentabilidade e o associativismo.

Sobre este último item o coordenador de Pecuária da Secretaria de Produção e Agricultura Familiar (Sepaf), Rubens Flávio Mello Correa, esclareceu que será avaliado o grau de envolvimento do produtor em associações ou algum sistema que se assemelhe. “Todo tipo de acordo mercadológicos será avaliado”. Completou.

O que o Governo do Estado espera com o novo sistema, segundo Rubens é garantir maior transparência nas avaliações, conscientizar sobre a responsabilidade de todos com o meio ambiente em especial a redução de emissão de gases de efeito estufa, com o qual o Pais se comprometeu em importantes acordos internacionais e, oferecer mecanismos que induzam a ações voltadas a sustentabilidade das propriedades.

Envolvido em todo o processo de desenvolvimento do novo programa, a Embrapa Gado de Corte, disponibilizará um aplicativo para celular, no qual o produtor poderá fazer avaliação dos animais, do sistema de produção, além de simular os incentivos que receberá.

Para o secretário de Produção e Agricultura Familiar, Fernando Mendes Lamas, a interação entre o Governo do Estado e as instituições que representam a classe produtora (como Famasul, Acrissul, Associação Novilho Precoce e Ministério da Agricultura e Abastecimento) na construção desse novo programa, desenvolvido numa plataforma totalmente informatizada e com mecanismos modernos de interação, garantirão ao Estado resultados mais eficazes na busca pela modernização da pecuária.

O programa começa a rodar em caráter experimental, a partir de de 1º de fevereiro de 2017. As inscrições dos técnicos,  produtores, empresas tipificadoras independentes e frigoríficos  encontram-se abertas no site www.sepaf.ms.gov.br onde também constam todas as informações.

Notícias MS

Governo, Precoce, Produção, Efeito Estufa

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens