Terça-Feira 14/10/2025 10:17

Agepen intensifica vistorias e amplia apreensões de celulares nos presídios

Estado - Segurança Pública - Vistorias

Foto:Divulgação

Com intensificação de trabalhos de vistoria em visitantes e de operações pente-fino, a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) bateu recorde de apreensões de celulares, em 2016, em presídios de Mato Grosso do Sul. Conforme dados da Diretoria de Operações da Agepen, em todo o ano passado foram apreendidos por agentes penitenciários 2916 celulares, 443 a mais que no ano anterior, quando 2473 aparelhos foram recolhidos, e, praticamente, o dobro de 2014, que registrou 1474 apreensões.

Com relação ao total de acessórios para celulares, foram contabilizadas 3161 apreensões, entre carregadores, chips e demais componentes. “Muitos dos celulares e acessórios são apreendidos antes de chegar às mãos dos internos, interceptados nas revistas de visitantes e recolhidos nos pátios quando arremessados pelos muros”, informa o diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia. Segundo ele, a aparelhagem das unidades penais, com portais detectores e esteiras de raio x, também contribuem para o êxito das apreensões.

Conforme Stropa, esse ingresso de objetos proibidos ocorre através das dificuldades de revista diante do grande número de visitantes todos os sábados e domingos, em torno de quatro mil pessoas em todo o Estado e, também, porque familiares e pessoas ligadas aos custodiados arremessam esses objetos sobre os muros das unidades, principalmente por conta da urbanização no entorno dos presídios, que facilita esse acesso. “O que impõe aos nossos agentes uma constante vigilância para conseguir resgatá-los antes dos detentos”, comenta.

O balanço divulgado pela Diretoria de Operações também aponta que, em 2016, foram apreendidas 260 armas artesanais, como ferros pontiagudos retirados da própria estrutura das celas. “Não podemos baixar guarda nenhum dia pois as artimanhas são várias”, destaca o dirigente.

Com relação a entorpecentes, foram interceptados e recolhidos cerca de 77,7 Kg de maconha, 2,17 kg de cocaína, 27 gramas de pasta base e 2 gramas de haxixe. Além disso, os agentes penitenciários conseguiram apreender outras 396 porções de maconha e 10 papelotes de cocaína, cujos pesos não foram informados. Somam-se a isso, outros 248,3 litros de bebidas artesanais, confeccionadas por internos a partir de restos de alimentos.

Para o diretor-presidente da Agepen, a intensificação das apreensões de celulares, acessórios, armas artesanais, maconha, cocaína e outras drogas precisa ser uma constante no sistema penitenciário do Estado, seja não permitindo a entrada, seja realizando rotineiramente vistorias pontuais em celas ou mesmo operações pente-fino.

O dirigente enfatiza que, mesmo as apreensões feitas nas celas, precisam ser encaradas como um trabalho positivo desenvolvido pelos agentes, já que retiram do poder dos detentos esses materiais. “Diante da impossibilidade de garantirmos, na totalidade, que equipamentos e produtos proibidos ingressem em nossas unidades prisionais, temos esse trabalho importante de impedir que os internos permaneçam com esses ilícitos”, finaliza.

Notícias MS/RMC

Agepan, Apreensões, Celulares

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens