Terça-Feira 14/10/2025 00:42

Por segurança na fronteira, MS, MT e PR querem banco de dados unificado

Estado - Segurança Pública - Segurança das Fronteiras

Foto: Gabriela Pavão/ G1 MS

Estados buscam integrar segurança na fronteira com Paraguai e Bolívia. Secretário de MS diz que troca de dados deve começar no 1º trimestre.

Para fortalecer a atuação das forças de segurança pública na fronteira do Brasil com o Paraguai e a Bolívia, representantes de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Paraná se reuniram nesta quinta-feira (26), em Campo Grande. Eles discutiram ações de combate ao crime organizado na fronteira, entre elas, a integração das informações de segurança pública entre os estados, através de um banco de dados unificado.

O encontro realizado na sede da Academia da Polícia Civil (Acadepol) teve a participação do secretário de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul, José Carlos Barbosa, e dos secretários de Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná, Wagner Mesquita e de Segurança Pública de Mato Grosso, Rogers Elizandro Jarbas.

O secretário de segurança de Mato Grosso do Sul destacou que o objetivo é ter forças policiais organizadas e ações programadas e a prioridade é colocar em prática o banco de dados unificado. A previsão é que o sistema integrado esteja operando ainda no primeiro trimestre de 2017.

"O modelo utilizado até então não produziu resultado, precisamos sair da posição tática para posição proativa. Tem que ser uma polícia organizada, programada, especializada. Já vamos realizar reunião de trabalho com técnicos das áreas de inteligente e Tecnologia da Informação. O que falta é a solução técnica para integrar", ressaltou.

Rogers Elizandro Jarbas, representante da segurança pública de Mato Grosso, reforçou que os estados já trocam informações, mas é preciso ir além, segundo ele.

"Não podemos construir segurança pública sem interação. Passamos do patamar de integração, proximidade dos estados já existem, mas a interação viabiliza sistemas serem compartilhados. Paraná, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso compartilham da mesma realidade criminosa. Senão atacarmos de forma enérgica nas fronteiras não podemos", afirmou.

O secretário de segurança pública do Paraná, Wagner Mesquita, lembrou que as ações de inteligência e troca e informações são fundamentais para desarticular as organizações criminosas e também refletem no sistema prisional.

"Vai haver reflexo também no aspecto prisional. É comum presos em algum estado do sul coordenarem ações em um estado do norte, então, temos sim que compartilhar as informações e acompanhar a ação dessas organizações criminosas, para identificar quem são e isolar lideranças, dar apoio operacional. São vertentes operacionais e resultados imediatos no sistema prisional", ressaltou

Os três estados querem criar um subcomitê para compor o Plano Nacional de Segurança Pública e a reunião desta quinta-feira é uma forma de antecipar o que será discutido com os demais estados brasileiros.

Fronteiras em MS

Mato Grosso do Sul tem sete cidades-gêmeas na fronteira com o Paraguai e com a Bolívia, segundo consta em portaria do Ministério da Integração Nacional. Segundo a publicação, são consideradas cidades-gêmeas as cortadas pela linha de fronteira seca ou fluvial, articulada ou não por obra de infraestrutura, que apresentem grande potencial de integração econômica e cultural, podendo ou não apresentar uma conurbação ou semiconurbação com uma localidade do país vizinho, assim como manifestações "condensadas" dos problemas característicos da fronteira, que aí adquirem maior densidade, com efeitos diretos sobre o desenvolvimento regional e a cidadania.

Na lista, estão:

Bela Vista, que é vizinha de Bella Vista Norte (Paraguai);
Coronel Sapucaia, que fica ao lado de Capitán Bado (Paraguai);
Corumbá, que está ao lado de Puerto Quijarro (Bolívia);
Mundo Novo, que tem Salto del Guairá (Paraguai) como vizinha;
Paranhos, com Ypejhú (Paraguai) após a fronteira;
Porto Murtinho, que é vizinha de Capitán Carmelo Peralta (Paraguai);
Ponta Porã, que fica ao lado de Pedro Juan Caballero (Paraguai).

 

G1

MS, MT, PR, Segurança Pública, Fronteiras, Banco de Dados unificados, Segurança

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens