Quinta-Feira 04/09/2025 02:08

Documento garante isenção bilionária para entidades

Brasil - Ação Legislativa - Assistência Social

Apesar de desconhecido, o Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), teve papel importante na concessão da Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social (Cebas), pois decidia quais entidades tinham direito de serem classificadas como de assistência social. Como filantrópicas, hospitais, escolas e faculdades privadas obtêm vantagens fiscais que as livram de pagar milhões aos cofres públicos na forma de tributos mesmo sem cumprir o que a lei exige, na maioria dos casos investigados. O principal dos benefícios é a cota patronal do INSS.

A Receita e o INSS argumentam que elas não são beneficentes de assistência social ou não atenderam aos requisitos do artigo 3° do Decreto 2.536/98, que trata do assunto. Ao todo são 11 requisitos. O principal deles é o que obriga as instituições de oferecem, pelo menos, 20% de serviços gratuitos nas áreas de educação e assistência social e 60% na área de saúde.

Os percentuais são calculados sobre a receita bruta das entidades. Fraudes ou inclusão de serviços, que não são considerados filantropia para se atingir esses percentuais, são comuns entre os processos investigados. O caso dos dois hospitais pode ser enquadrado nesta mesma prática que resultou em ações do Ministério Público Federal, da Receita e da Polícia Federal. Em maio de 2009 conselheiros e um ex-presidente do CNAS foram presos por suposta venda de certificados.

De acordo com as investigações da Operação Fariseu, somente no ano de 2007, a conta da isenção para cerca de 7,1 mil entidades e ao mesmo tempo de prejuízo aos cofres públicos é de R$ 2,1 bilhões. As investigações da força-tarefa montada para apurar os crimes revisou isenções concedidas desde o final dos anos 90 só para se ter uma ideia do tamanho das fraudes.

A ação da AGU tem como base as conversas telefônicas gravadas com autorização da Justiça e documentos apreendidos na Operação Fariseu, investigação iniciada em 2005 pela PF, auditores da Receita Federal e procuradores do MPF. A apuração levou à prisão do advogado do hospital de Joinville e do consultor contratado pela entidade. Ambos são acusados, inclusive como réus em outros processos já ajuizados pelo MPF contra outras entidades e seus dirigentes, de fazerem parte de uma organização criminosa que praticou corrupção ativa e passiva, advocacia administrativa, formação de quadrilha e improbidade administrativa no CNAS.

Luiz Vicente Vieira Dutra, o então advogado do Dona Helena, e Euclides da Silva Machado também são réus em outra ação proposta pela AGU e que envolve o projeto Tamar. Segundo a denúncia (leia mais), a renomada fundação de proteção às tartarugas marinhas no litoral brasileiro pagou para que Euclides e Dutra como advogado do projeto fraudassem a concessão do documento incluindo provas falsas no processo e mudanças contábeis de última hora. Assim como no caso do Hospital Dona Helena, as ações foram ajuizadas ainda em outubro de 2010 pela Coordenação de Atuação Pró-Ativa e de Defesa da Probidade Administrativa da Procuradoria Regional da União da 1ª Região.

Congresso em Foco/RMC

Certificação de Entidades Beneficentes, Assistência Social, Faculdades Privadas

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens