Domingo 08/06/2025 05:40

Produção da indústria tem leve alta em novembro, diz IBGE

Brasil - Economia - Produção Industrial

Foto: Yoshikazu Tsuno/AFP

Resultado foi influenciado pelo avanço da produção de veículos e das indústrias extrativas.

A indústria brasileira voltou a registrar leve alta em novembro. Na comparação com outubro, a produção do setor subiu 0,2%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou nesta quinta-feira (5).

A maioria dos segmentos da indústria mostrou alta, com destaque para o avanço de 6,1% da produção de veículos, seguido pela alta de 1,5% das indústrias extrativas e do crescimento de 6,6% de equipamentos de informática.

Entre os resultados negativos registrados em novembro, na comparação com outubro, estão as produções de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (-3,3%), perfumaria, sabões, produtos de limpeza e de higiene pessoal (-1,8%) e máquinas, aparelhos e materiais elétricos (-3,1%).

Entre as grandes categorias econômicas, cresceram as produções de bens de consumo duráveis (4%) e bens de capital (2,5%). O segmento de bens intermediários também aumentou, mas em um ritmo menor (0,5%). Por outro lado, caiu a produção de bens de consumo semi e não-duráveis (-0,5%).

Um ano atrás

Na comparação com novembro do ano passado, a indústria recuou 1,1% - a menos intensa desde março de 2014, quando caiu 0,4%. Nessa base de comparação, o que mais influenciou o resultado negativo no mês foi a produção de coque, derivados do petróleo e biocombustíveis (-9,3%). Também recuaram máquinas, aparelhos e materiais elétricos (-13,4%), além de outros equipamentos de transporte (-20,5%).

Na contramão,cresceu a produção de veículos automotores, reboques e carrocerias (13,4%), indústrias extrativas (4,4%), de celulose, papel e produtos de papel (7,1%) e de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (10,2%).

Na análise das categorias, a produção de bens de consumo semi e não-duráveis recuou 4,8%, seguido por bens intermediários (-0,6%). Por outro lado, os segmentos de bens de consumo duráveis (9,0%) e de bens de capital (1,1%) apontaram as taxas positivas nesse mês.

No ano, o setor acumula baixa de 7,1% e, em 12 meses, de 7,5%. Apesar de o resultado ainda ser negativo, é mais fraco do que as quedas registradas nos meses anteriores.

De janeiro a novembro, os destaques negativos partiram de indústrias extrativas (-10,8%), veículos automotores, reboques e carrocerias (-13,2%) e coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (-8,4%).

G1

Produção Industrial, Indústria, Leve Alta, Economia, Brasil, Governo Temer

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,604
Euro 6,388
Franco suíço 6,817
Yuan 0,779
Iene 0,039
Peso arg. 0,005

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens