Quarta-Feira 15/10/2025 20:25

CEAM é uma alternativa de atendimento para as mulheres vítimas da violência doméstica

Estado - Ações Públicas - Violência Doméstica

Foto:Divulgação

Mulheres vítimas da violência doméstica ou qualquer outra agressão por causa do gênero podem recorrer ao atendimento do Centro de Atendimento Psicológico para Mulheres (CEAM), do Governo do Estado. A subsecretária de Políticas para Mulheres do Estado, Luciana Azambuja, alerta que – mesmo com o recesso da Casa da Mulher Brasileira – o atendimento às vítimas está garantido no CEAM.

“Nosso atendimento é especializado e humanizado. No centro não atendemos apenas mulheres vítimas da violência doméstica, atendemos crimes sexuais, assedio sexual e moral, femicídio íntimo ou morte violenta em razão do gênero, também atendemos vitimas de trafico de mulheres e todos os crimes relacionados”, explicou Luciana.

No CEAM, psicólogas e assistentes sociais capacitadas estão preparadas para receber a mulher e dar informação necessária para que saiam da condição de vítimas de violência doméstica. No centro também existe acompanhamento psicológico com terapias continuada que o Governo do Estado oferece. “Muita gente não procura esse atendimento por falta de esclarecimento, mas queremos divulgar que isso está à disposição para essa mulher e que isso vai fazer diferença no tratamento da vítima”, explicou.

Através dessa consulta, que é sigilosa, a mulher se restabelece, resgata sua autoestima e volta a viver. “Já ouvimos relatos de quem tem alta e que aprenderam a viver e dar valor a suas vidas”.

Números da violência

De janeiro até outubro, 221 mulheres atendidas no CEAM. As vítimas são na maioria brancas e pardas, entre 26 e 45 anos de idade. Neste período, quatro adolescentes e quatro idosas também foram atendidas.  “Infelizmente a violência não tem preconceito social ou idade, porque é um conceito de gênero, patriarcal e machista que esta arraigada na sociedade”, ponderou Luciana Azambuja .

A pesquisa realizada pelo subsecretaria de Políticas para Mulheres deu condições de trabalhar em ações mais focadas da pasta. Segundo dados, na maioria dos casos as mulheres têm filhos com o agressor. Isso faz com que essa mulher permita por mais tempo a violência por causa da família e da “segurança” que esse homem proporciona. “Porém ela não vê que isso prejudica na formação dessas crianças que, com certeza, sofrerão traumas que levarão para suas vidas adultas”.

Esclarecidas

Um dos crimes mais comuns contra a mulher em Mato Grosso do Sul é o de ameaça e injúria. As ocorrências estão cada vez mais sendo registradas pelas vítimas e isso demonstra que as mulheres estão mais conscientes dos seus direitos. Além das vítimas, o CEAM também atende familiares que precisam de apoio psicológico no Núcleo de Atendimento ao Feminicídio (Nafem).

Serviço

O CEAM atende segunda a sexta, de 7:30 às 17:30, Pedro celestino, 437, centro ou pelo número de telefone  0800671236.

No local há também um espaço lúdico, coordenado por pedagoga, para que as mulheres possam ser atendidas e seus filhos acolhidos. “As mulheres estão exercendo seus direitos pelo conhecimento e pelo acolhimento que tem sendo realizado nas delegacias. De janeiro a dezembro, na Deam (Delegacia de Atendimento à Mulher) foram 6,5 mil em Campo Grande. É muito, mas mostra que as mulheres não estão mais aceitando essa condição silenciosamente”, concluiu Luciana.

Notícias MS/RMC

Atendimento, Vítimas, Violência Doméstica

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,333
Euro 6,223
Franco suíço 6,687
Yuan 0,749
Iene 0,035
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens