Quarta-Feira 03/09/2025 09:43

Obra de duplicação da Tamoios revela sítio arqueológico

Brasil - Cultura - Presença de Índios

  Escavações feitas durante a obra de duplicação da rodovia dos Tamoios, no Vale do Paraíba (SP), revelaram vestígios da presença de índios de tradição cultural aratu, que habitaram o país entre os séculos 10 e 14.

São milhares de peças de cerâmica --como fragmentos de potes, tigelas e urnas funerárias-- e ferramentas de pedra lascada, espalhadas por uma área de 5.000 m2 na altura do km 28 da estrada, em Paraibuna (124 km de SP).

Pela quantidade de material encontrado, em um ponto que era cortado pelo rio Paraíba do Sul --desviado para a construção da usina de Paraibuna--, supõe-se que havia uma grande aldeia no local, com centenas de pessoas.

Para a equipe envolvida nos trabalhos, a descoberta ajuda a montar o quebra-cabeça da ocupação humana nesta região de São Paulo, onde a tradição tupi-guarani sempre foi mais comum.

“A descoberta confirma a presença dos aratus no Vale do Paraíba e a importância do Paraíba do Sul para a população ao longo das gerações”, diz o arqueólogo Wagner Bornal, contratado pela Dersa (estatal de estradas de São Paulo) para o trabalho.

Até então, havia apenas dois outros sítios com vestígios dos aratus na região: em Santa Branca (95 km de SP) e em Caçapava (116 km de SP).

Ceramistas e agricultores, os aratus viveram antes da colonização portuguesa, sobretudo no Nordeste. Não há consenso sobre o que levou ao desaparecimento de sua cultura --a hipótese mais provável é que eles tenham se mesclado com outras etnias.

Os primeiros estudos que identificaram essa cultura foram publicados no final da década de 1960.

Considerada “mãe” da arqueologia amazônica, Betty Meggers (1921-2012), e o marido, Clifford Evans (1920-1981), encontraram 24 sítios aratus no Recôncavo Baiano.

Hoje há registro de vestígios dessa cultura no Nordeste e nos Estados de Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais e São Paulo, onde o sítio Tamoios 1 é o mais recente.

Os índios dessa tradição viviam nas imediações de cursos de água perenes. Cultivavam milho, feijão, mandioca e amendoim. Também trabalhavam o algodão. A cerâmica produzida por eles era alisada, sem traços decorativos.

Também usavam grandes potes como urnas funerárias, material encontrado em abundância no sítio na Tamoios --muitas peças praticamente na superfície, sob apenas 40 cm de terra.

O local está fechado para pesquisas. Os arqueólogos querem transformá-lo em sítio-escola para visitas monitoradas, proposta que ainda será analisada.

“O sítio tem um potencial informativo e científico, pois ajuda a completar uma lacuna sobre a ocupação do Vale do Paraíba”, afirma Bornal.

Segundo a Dersa, o sítio não sofrerá impacto das obras da Tamoios. A descoberta foi reconhecida pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), e o material será catalogado e disponibilizado ao público.

Foto:Divulgação

 

 

Folha de SP/RMC

Presença de Índios, Urnas Funerárias, Ocupação Humana, Quebra-Cabeça, Mãe

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens