Domingo 08/06/2025 09:03

Medidas de desburocratização e compartilhamento de informações fiscais devem ser adotadas em dois anos

Brasil - Ações Públicas - Celeridade nos Procedimentos

Foto:Divulgação

Ações para dar celeridade em procedimentos, compartilhar informações, desburocratizar a máquina pública e viabilizar as atividades na gestão municipal devem ser adotadas nos próximos anos. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) informa que em 2017 e 2018 devem ser adotadas medidas voltadas para assegurar o fluxo de informações fiscais de forma mais segura e eficiente.

A partir do próximo ano, o governo federal deve dar andamento ao Ambiente Nacional de Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e). O projeto-piloto será implementado nos Municípios de Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Marabá (PA). Já em 2018, a ideia é que o sistema seja estendido a todos os Municípios. A ferramenta é uma solução nacional unificada para simplificar os processos de emissão e guarda dos documentos fiscais em todo o território nacional. Também visa assegurar a integridade das informações nas cidades.

A iniciativa partiu de um protocolo do Encontro Nacional de Administrações Tributárias (Enat). A partir da realização de uma das edições desses eventos, foi criado um Grupo de Trabalho com o objetivo de desenvolver soluções e especificar a arquitetura do sistema. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) também é integrante do Grupo de Trabalho.

Registros de empresas

Outra medida de desburocratização da máquina pública deve ser feita pela simplificação dos processos de registro e de fechamento de empresas através da criação da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim). Por meio dessa rede, será integrado em todo o País o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) com todos os órgãos de registros e licenciamento.

O sistema vai incluir os dados, documentos e atos cadastrais não tributários, bem como os cadastros das administrações tributárias e órgãos de registro e licenciamento. Ainda estará interligado à concessão de inscrições e licenças para atividades econômicas e civis de baixo risco. Com a medida, o tempo de abertura de negócios no Brasil tende a ser reduzido. Essa diminuição de tempo representa um avanço que o Brasil busca para melhorar também a posição no relatório “Doing business”, produzido pelo Banco Mundial.

O documento avalia o ambiente de negócios dos países. No quesito mais difundido pelo relatório, que leva em conta o tempo e a burocracia exigida para a abertura de empresas, o Brasil ocupa a 175ª posição. Levantamentos apontam que, na média global, o procedimento de abertura de uma empresa leva 21 dias. No Brasil, essa mesma ação demora mais que o dobro. A média no País chega a 79,5 dias.

Portal CNM/RMC

Medidas de Desburocratização, Compartilhamento de Informações

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,604
Euro 6,388
Franco suíço 6,817
Yuan 0,779
Iene 0,039
Peso arg. 0,005

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens