Quinta-Feira 16/10/2025 19:28

Última edição do ano do Cine Café exibiu o filme Moonrise Kingdom

Estado - Entretenimento - Cine Café

Foto:Divulgação

Uma noite com cinema, café, muitos jovens e gente bonita e animada. Foi assim a última edição deste ano do Cine Café no Museu da Imagem e do Som (MIS), na sexta-feira, dia 16 de dezembro. Foi exibido o filme Moonrise Kingdom, do diretor Wes Anderson.

O filme se passa nos 60, em uma pequena ilha localizada na costa da Nova Inglaterra. Sam (Jared Gilman) e Suzy (Kara Hayward) sentem-se deslocados em meio às pessoas com que convivem. Após se conhecerem em uma peça teatral na qual Suzy atuava, eles passam a trocar cartas regularmente. Um dia, resolvem deixar tudo para trás e fugir juntos. O que não esperavam era que os pais de Suzy (Bill Murray e Frances McDormand), o capitão Sharp (Bruce Willis) e o escoteiro-chefe Ward (Edward Norton) fizessem todo o possível para reencontrá-los.

O Cine Café foi criado em agosto deste ano, pelos idealizadores Kezia Miranda, Thiago Andrade, Déborah Wolsky, João Carlos Costa, Marcos Moro, Natanael Marques, Andreza Pelizaro, Deborah Nasser, Maria Fernanda Suppo e Thais Barros. Déborah Wolsky Carneiro, estudante de Arquitetura e Urbanismo e uma das organizadoras do Cineclube, explica que o Cine Café surgiu a partir de uma conversa no facebook. “A Kézia, uma das integrantes, colocou um link de um filme do Bergman no facebook dela, e daí surgiu uma discussão e decidimos montar um cineclube. Além disso, nós gostamos de café, e pensamos: por que não unir cinema e café?”

Na primeira reunião foi feito um estudo dos diretores marcantes e ao qual as pessoas não têm muito acesso. “Nós decidimos exibir os filmes menos conhecidos dos diretores para as pessoas terem mais conhecimento. A gente já frequentava outras mostras no MIS e queríamos um espaço público. Decidimos pelo Museu pela gratuidade. Passamos a proposta para a Marinete e fomos aceitos. A gente gosta muito do que faz. O Cine Café é uma ocasião em que depositamos nosso amor pelo cinema e recebemos isso das pessoas”, diz Débora Wolsky.

Pela primeira vez no Cine Café, as estudantes de Design Débora Ferreira e Mylena Oliveira ficaram sabendo da exibição pelo facebook. “É outra experiência ver os filmes em telas grandes. Gostamos bastante de cinema. O Wes Anderson usa bastante a simetria e estuda a psicologia das cores. A simetria deixa tudo muito centralizado, com o enquadramento correto, dá bem estar em ver. Ele sabe o porquê das cores, usa para cena alegre, amarelo, e para cenas tristes, um azul, mais fechado”.

Os amigos Hellen Samea Santos Nogueira, estudante de Biologia, Victor Hugo de Moraes Medeiros, estudante de Física e Renan Aryel Fernandes da Silva, estudante de Engenharia Elétrica, decidiram se unir para ver juntos o filme. “Uma amiga do facebook assistiu e falou muito bem do filme. O MIS geralmente apresenta filmes bons, várias vezes ficamos sabendo e não tivemos oportunidade de vi”. Eles acham “legal” o Museu oferecer espaço para a participação dos cineclubes. “As pessoas têm iniciativa e existe o espaço. Vai ter o debate no final, o que auxilia na percepção dos detalhes”.

Giulia Savana Silva Barros, estudante de Arquitetura, veio a convite da Déborah Wolsky, uma das organizadoras do cineclube. “Eu conhecia o diretor apenas de nome, mas nunca tinha assistido nada dele. Sempre tive vontade de conhecer um pouco mais deste diretor. Sempre venho nas mostras do MIS. Fora o Sesc, não tem aqui na cidade espaço para cinema de verdade”.

Tayran Seixas, bibliotecário, e Milene Marcellani, estudante de Arquitetura, viram uma publicação sugerida no facebook e vieram prestigiar. “Eu queria assistir a esse filme faz tempo, tentei vir em outras exibições, mas estava sempre lotado. Estamos aqui deste as cinco da tarde. Já conhecemos o diretor, viemos para ver o filme em tela grande. Ele é fascinado por simetria, pelo enquadramento simétrico na tela”.

Tayran e Milene acham “bacana” o MIS ceder espaço para o cineclube. “Tinha eu ser feito mais, é uma oportunidade para abrir para outras pessoas. Eu já tentei montar um cineclube e não consegui por conta de falta de público, entre outras coisas. Isto agrega muito, pois em Campo Grande é um pouco defasada esta área. Acho que falta apenas mais divulgação e abrir para outros tipos de público”.

Ao final da exibição, foi realizado um debate com o professor de Literatura da UEMS, Marcelo Bueno, e a cineasta Natália Teresa, com mediação de Natanael Marques, do Cine Café. Foi abordado o importante papel do cineclube na divulgação e exibição de filmes que não passam nos cinemas comerciais, além de um debate sobre o diretor Wes Anderson e sobre as dificuldades em se fazer cinema no Brasil.

A próxima edição vai ser em janeiro. Prepare já sua canequinha para o café. As exibições são gratuitas, uma vez por mês, geralmente às sextas-feiras, sempre às 19 horas, no MIS.

Notícias MS/RMC

Cine Café, Última Edição, Indústria Gráfica

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,333
Euro 6,223
Franco suíço 6,687
Yuan 0,749
Iene 0,035
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens