Quarta-Feira 15/10/2025 09:04

Hortifruti Legal é selecionado no projeto ‘Boas Iniciativas de Assistência e Extensão Rural’

Estado - Alimentos - Novo Projeto

Foto: Divulgação 

Durante a solenidade de reconhecimento de ‘Boas Iniciativas de Assistência e Extensão Rural e Comemoração do dia da Extensão Rural’, realizada nesta segunda-feira (12), na Governadoria, o presidente do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Mauricio Saito destacou a importância fundamental da comunidade científica na apresentação de novas tecnologias ligadas ao setor agropecuário.

Na ocasião, o agrônomo e técnico de campo do programa de ATeG Hortifruti Legal, do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Paulo Mitio foi um dos selecionados por desenvolver um importante trabalho de extensão junto a produtores familiares da Cooplaf – Cooplaf - Cooperativa Agrícola Mista da Pecuária de Corte e Leiteira e da Agricultura Familiar de Terenos, MS e que vem transformando a condição de vida das famílias, desde o processo produtivo até a lucratividade com a comercialização de hortifrutigranjeiros.

O presidente da Famasul reforçou que o desenvolvimento do setor agropecuário conta com apoio expressivo da comunidade cientifica, por meio de órgãos como as três unidades da Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Gado de Corte, Agropecuária Oeste e Pantanal e as duas Fundações (MS e Chapadão). “Quero firmar o compromisso de colocar o Sistema Famasul à disposição do governo do Estado para aumentar as parcerias que contribuam para difusão de tecnologias. O Senar/MS iniciou há pouco mais de dois anos um trabalho de extensão que proporcionou atendimento para 2.200 propriedades somente este ano”, detalha Saito, ao referir-se a metodologia de ATeG – Assistência Técnica e Gerencial que possui linhas de atuação em bovinocultura de corte, leite, piscicultura e hortifrutigranjeiros.

Segundo o governador Reinaldo Azambuja é preciso oferecer ao pequeno produtor segurança e condição de desenvolvimento na atividade rural. “Com ajuda de parceiros criamos uma teia de fortalecimento para a extensão rural, somando investimento de R$ 15 milhões no setor e que vai desde a entrega de equipamentos, assistência técnica até qualificação de mão de obra”, observa. Como exemplo, o chefe do Executivo estadual aponta a diminuição de importação de frutas, legumes e verduras de outros estados, graças ao investimento na agricultura familiar. “Um trabalho de organização do sistema de produção e de mercado para diminuir a importação e usar a agricultura familiar para cobrir essa demanda por produtos que são consumidos pelos sul-mato-grossenses”.

Sobre a premiação – promovido pela SAF/MDA -  Secretaria Nacional da Agricultura Familiar, do Ministério do Desenvolvimento Agrário, o reconhecimento tem como objetivo identificar, sistematizar e compartilhar experiências exitosas com contribuição comprovada na ação de ATER e na implementação de políticas públicas, voltadas para o Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário na Agricultura Familiar e Reforma Agrária para compor o Caderno de Boas Práticas de Ater, edição 2016.

A etapa regional selecionou 10 projetos, entre eles o Hortifruti Legal, do Senar/MS pela iniciativa com ‘Públicos da Reforma Agrária’ desenvolvido com produtores rurais assistidos no município de Terenos. O extensionista premiado e responsável pelo grupo de 30 famílias é Paulo Mitio que lembrou os resultados obtidos com os produtores familiares na região. “O ATeG do Senar/MS é um projeto importante que atende todas as etapas do processo produtivo já que leva assistência técnica, extensão e também ensina fundamentos sobre a gestão da atividade rural. Me sinto orgulhoso em fazer parte desta mudança e acompanhar o crescimento produtores que são valorizados como empreendedores rurais e que retomam a auto estima, sentindo-se reconhecidos enquanto profissionais do campo”, argumenta.

Na avaliação da gestora do Departamento de Planejamento e Desenvolvimento do Produtor no Senar/MS, Mariana Urt, a premiação comprova a assertividade da metodologia de ATeG. “Este reconhecimento demonstra o impacto positivo da assistência técnica e gerencial da instituição no desenvolvimento local das comunidades, pois, é evidente a transformação do intelecto dos produtores e a melhoria da qualidade de vidas das famílias assistidas. Os resultados alcançados em 2016 em todas as linhas de atuação (pecuária de corte e leite, piscicultura e hortifrutigranjeiros) reforçam que estamos no caminho certo”, finaliza.

 

Famasul /PH

Hortifruti Legal, Selecionado, Projeto, Boas Iniciativas, Assistência e Extensão,

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,333
Euro 6,223
Franco suíço 6,687
Yuan 0,749
Iene 0,035
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens